Guarda Civil Municipal recebe decibelímetro para fiscalizar abusos de som

Com o objetivo de impedir excessos sonoros e a perturbação do sossego, a Prefeitura de Rio das Pedras adquiriu dois decibilímetros. O equipamento será utilizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) para casos de denúncias de abusos de som, seja em eventos, festas ou até mesmo em estabelecimentos comerciais. É a primeira vez que a corporação recebe este tipo de equipamento para fiscalização.

O decibelímetro é um equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora, e, consequentemente, da intensidade, do som, já que o nível de pressão sonora é uma grandeza que representa razoavelmente bem a sensação auditiva de volume sonoro, quando ponderada.

“Quando havia denúncias de excesso do volume de som, a autuação dependia do bom senso do guarda que fosse averiguar. Com esses equipamentos, poderemos atender às reclamações da população sobre veículos com som alto, estabelecimentos e eventos que tenham música alta, por exemplo”, conta Thiago Trevisan, comandante da GCM.

No caso de veículos com equipamento de som a serem utilizados em campanhas institucionais, manifestações, festas, reuniões ou eventos esportivos, estes deverão ser previamente autorizados, como já acontece atualmente.

A fiscalização e autuação começarão a ser efetuadas a partir de 1º de setembro. Até lá, os guardas civis serão treinados por órgão de fiscalização para operar os equipamentos e registrar as ocorrências. A fiscalização da GCM inicialmente irá checar a reclamação e notificar sobre a legislação e multa, recebendo uma advertência verbal. Caso exista reincidência, a Guarda Civil irá aplicar multa e tomar as medidas cabíveis.

O Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS), também chamado de decibelímetro, é um equipamento capaz de realizar medições entre 30 dB até 130 dB (decibéis). O microfone é peça vital no circuito, sendo sua função a de transformar um sinal de pressão mecânica em um sinal elétrico. Quanto maior a indicação, mais alto é o volume sonoro averiguado.

Para denunciar o abusar de som e perturbação de sossego, o cidadão rio-pedrense pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelos telefones 3493-1550 ou 193.

Comandante da GCM mostra aparelho que será utilizado em operações
No início, pessoas que forem flagradas com excesso de som serão notificadas. No caso de reincidência a multa será aplicada

Compartilhe:

Abril traz primeiro dos grandes feriadões de 2025

Abril traz primeiro dos grandes feriadões de 2025

O ano de 2025 pode ser de alegria para trabalhadores CLT e de preocupação para empresários e comerciantes. Isso porque o calendário é recheado de feriados e possíveis emendas. Dia primeiro de janeiro (quarta-feira) trouxe a Confraternização Universal. Entre 3 e 5 de março (de segunda à quarta-feira) foi Carnaval,...
Apresentação promete emocionar público com cenas. Foto: Pedro Polo/ Paixão de Cristo de Rio das Pedras

Apresentação da Paixão de Cristo será neste sábado e domingo

Depois de muitos desafios e dificuldades, finalmente chegou a data para a apresentação do teatro da Paixão de Cristo de Rio das Pedras. Sem apoio estrutural da Prefeitura, com carrocerias de carretas como palcos, sem arquibancada, mas com cadeiras emprestadas e muita vontade, o grupo com cerca de 200 voluntários...
inss-aposentadoria

Aposentados receberão 13º em abril e maio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o decreto de antecipação do 13º de aposentados e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como feito em outros anos. A primeira parcela será paga em abril e a segunda, em maio. A informação já havia sido antecipada pelo...