Um grande terreno na rua que dá acesso ao Jardim Alvorada (ainda sem nome), na esquina com a rua Cristina Taranto Paris, está recebendo montanhas de entulho e lixo. Uma rápida olhada no local é possível ver restos de material de construção, armários, sofás, fraldas e lixo doméstico. As pilhas de entulho dão indício de o descarte ser feito por caminhões e caçambas.
Contudo, muitas pessoas vão ao local com seu veículo próprio para fazer o descarte, conforme ocorreu enquanto a reportagem do Verdadeiro estava no local.
O descarte de entulho em local inadequado ocorre há muitos anos em Rio das Pedras. Os carreadores de cana são os pontos preferidos para que o lixo seja despejado. Em todo o entorno da cidade é possível encontrar pilhas com restos de material de construção.
Uma alternativa seria a criação de um Ecoponto, locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, sofás etc), poda de árvore e resíduos recicláveis.
Na estrada de terra que liga Rio das Pedras à Saltinho, com acesso pela Avenida Antenor Cortelazzi, chegou a iniciar a instalação de um Ecoponto para atender a cidade. Contudo, o local se tornou um grande lixão, com depósito de todo tipo de material. E não apenas a população vai ao local jogar entulho, veículos da Prefeitura já foram identificados indo ao espaço para jogar material recolhido nas ruas.
A reportagem do Verdadeiro encontrou em contato com a Prefeitura para buscar informações a respeito do terreno que recebe entulho no Jardim Alvorada e a respeito do Ecoponto, mas até o fechamento desta edição não houve resposta.