O rio-pedrense Samuel dos Santos foi convocado para disputar o Campeonato Sul-Americano Sub-19 de Vôlei Masculino pela Seleção Brasileira. A equipe verde-amarela chegou à final, mas perdeu para a forte Argentina. Ainda assim, Samuca – como foi apelidado na seleção – se destacou e recebeu o prêmio de melhor Central da competição.
O desempenho, além de garantir destaque internacional, rendeu reconhecimento em Rio das Pedras. A vereadora e primeira treinadora de Samuca, Vanessa Botam, protocolou na Câmara uma moção de congratulações e aplausos por sua participação no campeonato.
Samuel começou a vida de atleta aos 14 anos, quando iniciou os treinamentos junto ao Projeto Voleibol de Rio das Pedras. Apenas um ano depois foi contratado pela equipe Vôlei Renata, de Campinas, que disputa as principais competições da modalidade, inclusive a Superliga Brasileira de Voleibol Masculino.
Mesmo com 17 anos, foi convocado para compor a Seleção Paulista Sub-19 e, logo em seguida, para a Seleção Brasileira de Vôlei Sub-19.
Em suas declarações á imprensa, Samuca sempre faz questão de ressaltar suas origens, elevando o nome de Rio das Pedras.
O planejamento do atleta é seguir treinando para um dia conquistar a medalha de ouro de uma olimpíada.
“Acho que, como todo atleta, seria o maior sonho em jogar e até ganhar uma Olímpiadas. Mas, agora no momento meu foco é treinar muito ainda, para poder manter meu rendimento em quadra e futuramente poder ser convocado para ambas seleções”, destacou Samuca, ao reforçar que seu foco é manter o rendimento e mais para frente pensar em disputar uma olimpíada.