Os moradores do bairro Alambari do Meio, na zona rural de Rio das Pedras, têm dificuldades para chegar e sair de suas residências e sítios. Há mais de um ano, a ponte do principal acesso sobre o Ribeirão Tijuco Preto caiu e até o momento não foi reconstruída.
A estrada era acessada em uma entrada antes da portaria da Usina São José, pela Rodovia Júlio Antônio Bassa. Para evitar acidentes com os motoristas mais desatentos, uma barreira de terra fechou o acesso. Para chegar ao Alambari do Meio, agora, é preciso passar por dentro da usina.
A passagem do tempo fica mais evidente ao caminhar pela estrada fechada. A erosão dividiu o pavimento ao meio e o mato alto tomou conta do caminhando.
Quanto a ponte, os destroços continuam caídos dentro do córrego. Os troncos que formavam a ponte represam a sujeira que vem pelo Tijuco Preto, deixando forte mau cheiro. Marcas de pneu de bicicleta ou moto indicam que algumas pessoas insistem em passar pelo local, se colocando em risco.
A reclamação dos moradores chegou à vereadora Vanessa Botam, que irá apresentar indicação ao prefeito para que execute a reforma da ponte. “A manutenção de estradas rurais também é de responsabilidade do município. Além de prejudicar moradores, a falta da ponte limita o acesso do transporte escolar e até mesmo de ambulâncias no caso de necessidade de atendimento médico de urgência”, explica a parlamentar.
Questionada, a Prefeitura informou que aguarda a negociação para reconstrução da ponte em parceria com a Usina. “A manutenção da estrada acontecerá juntamente ao conserto da ponte. Há outro acesso ao local e, por isso, o trânsito pode ser desviado sem maiores problemas”, afirma o Departamento de Comunicação.