Empresa de sorvetes promove palestra na ETEC Dr. José Coury

À convite dos estudantes do 2ª ano do curso técnico em Administração, a empresária Helena Marta Bispo, proprietária da Noblita Sorvetes, esteve na ETEC Dr. José Coury para acompanhar o seminário de conclusão do segundo módulo do curso.

A proposta pedagógica do trabalho foi orientada pelo professor Tiago Nemuel Custódio, na disciplina Gestão Empreendedora e Inovação. O desafio dos alunos era levar uma empresa do mundo real para dentro da sala de aula. Desta forma, os alunos convidaram a empresa Noblita e sua proprietária à ETEC.

Logo após a apresentação dos alunos, Helena Bispo iniciou sua palestra, sinalizando a trajetória da empresa, desde sua data de fundação em 15 de dezembro de 1998. Helena destacou os desafios do micro e pequeno empresário no Brasil, em razão do alto custo para operar e manter um negócio, bem como os detalhes relativos à gestão de pessoas, administração financeira e orçamentária e aspectos técnicos ligados a capacidade produtiva.

A empresária fez questão de enaltecer o papel empreendedor, dinâmico, criativo e inovador de seu sócio fundador, Isaías Gomes Nascimento, que faleceu em junho de 2020 em virtude de um câncer, aos 50 anos de idade.

Helena era esposa de Isaías e sempre o ajudou desde a abertura da empresa. “Sempre trabalhei junto com o Isaías na empresa, mas minha parte era outra. Eu comecei no balcão, fui trabalhar numa filial em Piracicaba e depois retornei para aprender a trabalhar na produção, no chão de fábrica. Quando o Isaías faleceu, tudo caiu no meu colo, do dia para a noite”, declarou.

Helena assumiu os negócios e confidenciou aos presentes que hoje precisa fazer praticamente um pouco de tudo, desde o balcão até pesquisa e desenvolvimento. A palestrante esclareceu que a Noblita quase fechou as portas na pandemia. Além das dificuldades comuns das empresas em nível mundial, foi na mesma época, no início de 2019, que Isaías foi diagnosticado com câncer.

Atualmente, segundo Helena, a Noblita está voltando a decolar: as dívidas foram colocadas em dia; fornecedores e parceiros antigos foram mantidos e outros novos foram desenvolvidos pela empresa; alguns funcionários chave foram remanejados e mantidos no processo produtivo.

O professor Edinilson Silvio Pimpinato, coordenador de projetos responsável pela coordenação pedagógica da ETEC, em conjunto com a empresária, firmou o compromisso junto aos alunos para que façam a implementação do novo plano de marketing e comunicação com foco em mídias sociais para a Noblita. O desafio será concluído até dezembro de 2023.

Nessa nova empreitada, os estudantes também poderão contar com o suporte técnico do professor Antônio Rodrigues dos Santos, coordenador do curso de Administração, que também esteve presente, participando da organização evento.

Ao término de sua palestra, Helena aproveitou para lançar seu novo produto, com merchandising de degustação a todos os alunos e professores presentes. A nova essência denominada “chocolate belga” já está disponível em todos os pontos de venda.

Compartilhe:

899-A-unidade-oferece-25-vagas-para-o-curso-superior-de-tecnologia-em-Alimentos-25-para-Biocombustiveis-e-50-para-Gestao-Empresarial-Divulgacao-1068x1486

Fatec Piracicaba abre inscrições para vestibular

Estão abertas as inscrições para o vestibular da Fatec Piracicaba referente ao segundo semestre de 2025. Os interessados podem se inscrever até as 15h do dia 6 de junho por meio do site www.vestibular.fatec.sp.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e o pagamento deve ser efetuado após o preenchimento...
Entulho

Cetesb já aplicou 12 advertências e cinco multas à Rio das Pedras por descarte irregular

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) já aplicou 12 advertências e cinco multas à Prefeitura de Rio das Pedras pelo descarte irregular de resíduos sólidos (domiciliares, hospitalares, entulho etc.). Nos últimos cinco anos foram aplicadas duas advertências e duas multas. Três dessas autuações – todas de 2024...
Imagem do WhatsApp de 2025-04-16 à(s) 17.59.26_0fec713d

Trabalhadores de programa social reclamam a falta de EPI

Alguns beneficiários do Programa Bolsa Família Rio-pedrense – programa social também conhecido como Frente de Trabalho – reclamam das condições de trabalho oferecidas pela Prefeitura. Com medo de perder o benefício por retaliação, os trabalhadores procuraram por Jhonny Casarin, uma liderança popular que costuma falar nas redes sociais sobre acontecimentos...