Nesta quinta-feira (22), os temporais se concentraram no Centro-Norte, onde o calor e a umidade estão em alta. Bem diferente do Centro-Sul onde teve chuva, garoa e frio. A chuva esteve mais concentrada entre Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Os maiores acumulados foram registrados em São Mateus (ES), Brasília, Ilhéus (BA), Blumenau (SC).
A alta pressão continua empurrando instabilidades, vento gelado, garoa e chuva para o Sul e Sudeste. A frente fria que estava unida a uma baixa pressão, começa se deslocar, deixando o tempo mais quente e com cara de verão. Um corredor de umidade continua despejando chuva no Centro-Norte.
Em São Paulo, o dia começa com garoa nas primeiras horas, o sol deve aparecer à tarde e com chuva. Do fim de semana para cá, as temperaturas entraram em queda livre no Centro-Sul do Brasil. Chuva, garoa e até frio, que chegou no finzinho da primavera e permanece até agora.
Características do Verão
O início da estação é chamado de solstício de verão – o dia mais longo do ano (em relação à noite). A estação termina em 20 de março de 2023 às 18h25, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O verão é marcado pelo período de elevação das temperaturas em todo o Brasil. Por isso, como os dias são mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições do tempo, fenômenos típicos dessa época são: chuvas fortes, quedas de granizo, ventos de intensidade moderada à forte e descargas elétricas.
Previsões
As chuvas devem ficar acima da média no Sudeste nos próximos três meses no Espírito Santo, na região do Triângulo Mineiro e metropolitana de Belo Horizonte, além do oeste e leste de São Paulo. Nas demais áreas a previsão é de chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média.
Já as temperaturas devem ficar próximas e ligeiramente acima da média em grande parte da região.