A antiga estação da Fepasa, no Centro de Rio das Pedras, começou a ser reformado. As obras no prédio de 1899 tem prazo de execução para 60 dias, com o custo de R$ 27 mil. Além da reforma, deverá ser instalado um vagão de trem com 22 metros de comprimento na lateral para a Rua Rangel Pestana.
“Já solicitamos o vagão junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes). Nossa proposta é criar o nosso mercado municipal com venda de hortifruit de produtores da cidade e, no vagão, fazer um espaço de alimentação como foodtruck com a devida concessão de uso do espaço”, explicou Marcelo Teles, secretário de Desenvolvimento Econômico.
As telhas de barro quebradas serão substituídas e fixadas na estrutura de madeira. Toda a instalação elétrica será refeita, com instalação de disjuntores, quadro de distribuição e luminárias. O piso receberá uma camada cimentada, mantendo o nivelamento correto para que haja escoamento de água. Louças e acessórios de banheiros como vasos sanitários e pias serão instalados.
“Vamos pintar todo o prédio com tintas que nos foram doadas. Trocaremos todo o beiral, iremos revitalizar portas, janelas e a fachada, que receberá um painel de identificação. Banheiros e acessos serão adaptados para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida”, completou Marcelo Teles, destacando que outra ideia em análise é também fechar a Avenida Ana Negri Gramani aos sábados e domingos no período da manhã para barracas rotativas para a promoção da feira de produtores.
Você sabia?
A estação da Fepasa foi construída em 1899 para ser ponto de parada do transporte ferroviário pelo interior de São Paulo. A Rua Prudente de Moraes, hoje o principal corredor comercial de Rio das Pedras, recebeu esse nome em homenagem ao então presidente Prudente de Moraes, que desceu na estação rio-pedrense para seguir viagem até Piracicaba.