Anunciado por muitos, o programa estadual Meu Pet Container ainda não foi instalado em Rio das Pedras. De acordo com o Governo do Estado, o consultório veterinário em container ainda está em processo licitatório, junto com outros 91 municípios paulistas.
Anunciado em dezembro de 2021 pelo Estado, Rio das Pedras foi contemplada graças a intervenção de vários políticos. Com a responsabilidade de construir a base para receber o container, a Prefeitura rio-pedrense concluiu a etapa em abril. Passados nove meses, a única coisa que evoluiu no terreno da Avenida José Augusto da Fonseca foi o mato.
O investimento estimado pelo Estado para a instalação da estrutura, incluindo equipamentos e mobiliário, é de R$ 385 mil. De acordo com o projeto, cada clínica será formada por quatro contêineres com toda estrutura necessária para atendimento a cães e gatos, aptos a realizar exames e análises clínicas. Ao Município, além de providenciar local de instalação, fica a obrigação de garantir a disponibilização de funcionários, insumos, infraestrutura urbana, autorização junto às autoridades para funcionamento e acesso da população ao serviço.
Questionado a respeito do prazo para instalação do Meu Pet Container e início das atividades, o Governo do Estado não determinou previsão.
“Desde o ano passado tenho cobrado o Estado para a instalação do container. De acordo com informações que a coordenação do programa me passou, faltou matéria prima (aço) para confecção dos contêineres. O Estado entrou com ação e precisou fazer nova licitação”, explicou Joaldo Gonçalves, secretário da Saúde, que irá se reunir com o coordenador do projeto em São Paulo no início da próxima semana para intensificar as cobranças para a concretização do Meu Pet Container.