A Prefeitura de Rio das Pedras, por meio da Secretaria da Cultura, voltou a promover o Carnaval após dois anos. Com o palco na ponte sobre o Ribeirão Tijuco Preto, próximo a rotatória das avenidas dos Operários e Darwin do Amaral Viegas, a banda Fina Sintonia, de Piracicaba se apresentou.
O repertório apresentou uma mistura de clássicas marchinhas com axé, frevo, canções infantis e músicas populares de artistas como Tim Maia, Jorge Ben Jor, Mamonas Assassinas e Sidney Magal. A variedade de repertório fez com que o público, independente da idade, pudesse curtir a festa.
Nas quatro noites a folia foi até às 22 horas com o propósito de causar o menor incômodo possível aos moradores vizinhos.
De acordo com a Prefeitura, 26 barracas de comerciantes e entidades locais puderam aproveitar a festa para vender diversos produtos e com isso garantir uma renda extra.
Banda Javalonso
Uma das maiores tradições do Carnaval rio-pedrense voltou em 2023: a Banda Javalonso. A tradição, que teve início nos anos 1980, traz homens, mulheres e crianças trocando de figurino ou simplesmente se fantasiando para percorrer as ruas da cidade num cortejo que esbanja animação.
A concentração do bloco ocorreu na Rua Dr. Mário Tavares, em frente à praça do Cemitério. Por volta das 15 horas do sábado (15), o bloco seguiu pela Rua Prudente de Moraes até o recinto da festa de carnaval.