No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Polícia Militar do Estado de São Paulo renovou seu compromisso com a proteção feminina e busca inovação constante para isso. O SOS Mulher é um aplicativo de emergência para vítimas de violência, é a ferramenta capaz de oferecer acionamento prioritário e emergencial àquelas que possuem medida protetiva concedida pela justiça.
O dispositivo permite que as vítimas de violência doméstica peçam ajuda apertando apenas um botão no celular. Ao acionar a ajuda, o aplicativo localiza a viatura policial mais próxima até o local da ocorrência. A ferramenta é gratuita e funciona em sistemas Android e iOS.
É válido ressaltar que o aplicativo é mais uma forma de proteção à mulher, que também continua tendo à disposição o telefone de emergência da Polícia Militar, o 190. Em 15 minutos, no limite, uma autoridade policial estará ao lado dessa mulher que estiver sendo ameaçada.
Podem se cadastrar na ferramenta somente pessoas com medidas protetivas (como ordens para o agressor ficar a uma determinada distância da vítima) expedidas pela Tribunal de Justiça de São Paulo.
De acordo com o Governo do Estado, a ferramenta é um sistema simples e totalmente intuitiva, resultado de um trabalho conjunto com Polícia Militar e Tribunal de Justiça.