Na terça-feira (7), a Prefeitura de Rio das Pedras anunciou uma nova “obra” no cruzamento das avenidas Ana Negri Gramani e José Augusto da Fonseca. A pintura da rotatória, que já existia, foi reforçada, ganhou tachões e sinalização de “PARE” em todos os sentidos. “O local tem um alto fluxo de carros e caminhões e a nova rotatória vem trazer mais segurança à população que transita pelo local (SIC)”, diz a publicação.
Contudo, a afirmativa é contestada pela maior parte dos 340 comentários na postagem da fan page da Prefeitura no Facebook. Muitos pedem a instalação de semáforo ao invés da rotatória.
“Quem para na esquina do hospital tem que adiantar (o veículo) porque não dá para ver (veículo no outro sentido). Ai, se alguém já estiver na rotatória, passa muito perto da frente do carro. Sinaleiro seria muito mais seguro! E também na Rua Dr. Mario Tavares, lá embaixo perto do bar (cruzamento com a Rua Quintino Bocaiuva), pois nos momentos de pico da Painco é muito difícil e perigoso cruzar ali”, escreve Débora Bertassi Liberato.
Mesmo os comentários mais comedidos pedem reavaliação da medida: “Ficou muito bom, mas ali precisaria de um semáforo mesmo. É muito movimento no final do dia”, comento Leidy Faria.
“Há um ano sofri um acidente bem nesse lugar. Custava colocar um semáforo aí? Não rotatória, é um absurdo, palhaçada fazer rotatória. Pensado bem, é mais prático, só pintar o chão escrever pare. Faz a coisa certa, coloca um semáforo. Acaba com o problema. Rio das Pedras está cada dia crescendo, temos que evoluir (semáforo)”, afirma Fátima Silva.
Uma análise mais detalhada do sistema de trânsito de Rio das Pedras também foi sugerido. “Nova rotatória ou improviso? Será que é tão difícil as autoridades perceberem que é necessário um estudo de tráfego para nossa cidade?
Feito por profissionais da área? Não adianta vereadores pedirem o que motoristas e moradores reclamam pontualmente, pois cada cidadão tem sua necessidade e opinião e o trânsito da cidade precisa ser estudado e estruturado para toda a coletividade”, alerta Décio Limongi.
As rotatórias têm sido sinal de controvérsia em Rio das Pedras nos últimos anos. A maior parte dos dispositivos de trânsito foi construída pelo atual prefeito Marcos Buzeto em gestões anteriores. O fato voltou a tona com a nova intervenção.
“Acho melhor mudar o nome da cidade para Rotatórias. Nem Piracicaba que é maior tem tantas rotatórias, e pior, sinal pare pra todos”, ironiza Carlos Alberto Vieira. “Quem é o prefeito de Rio das Pedras? Marquinhos rotatória. Rir para não chorar”, lamenta Adilene Garcia.
“Se rodar por Rio das Pedras por cinco minutos de carro você fica zonzo de tanto girar em rotatórias”, brinca Carlos Oliveira.
“O que era ruim ficou péssimo. Até quando vão fazer rotatórias ao invés de colocar semáforo. Só quem passa todos os dias lá sabe que está superperigoso, pois todos querem preferência”, questiona Claudia Prado. “Péssimo, um retrocesso”, resume Emerson Padoveze.
Outro questionamento feito na postagem é quanto a sinalização e indicação de “PARE” em todas as esquinas. A maior preocupação dos motoristas é dos veículos que sobem a Avenida José Augusto da Fonseca.
“Para um caminhão carregado neste PARE de subir aí, na hora de sair deixa a ponta de eixo. Óia Rio das Pedras, a cidade que tem mais rotatória sem precisar”, enfatiza Tiago Meloto.
“Os mais velhos conhecem bem esse PARE desde o tempo que passava o trem”, lembra Carlindo Manesco.
“Faz 30 anos que meu pai mora ali. Já tive um amigo atropelado, vi vários acidentes de carro, moto. Até Papai Noel pendurado pelo pescoço na árvore da pracinha, mas nunca vi um caminhão parar nessa subida”, avisa Ellen Artuso.
Apesar dos apelos dos motoristas, a Prefeitura informou que “até o momento não é considerada a possibilidade de colocar um semáforo no local”.