O mundo de hoje clama por um desenvolvimento sustentável. Os recursos naturais não são infinitos. Uma busca por materiais renováveis é um modo de se preservar a natureza e o tijolo ecológico é um meio de ajudar o planeta.
O tijolo ecológico ou tijolo de solo cimento, bloco de terra comprimida (BTC), é uma tentativa de tornar as construções mais verdes, mais sustentáveis, que agridem menos a natureza. Esse material é feito com a compressão e mistura do solo com cimento e água, sem passar pela queima, comum nos tijolos tradicionais. Ele é sustentável devido ao fato de não se utilizar processos de queima.
Entre as opções, existe o tijolo maciço, que é ótimo para se construir uma parede aparente. Pode-se também fabricar um tijolo de dois furos, que permite introduzir colunas além da parte elétrica e hidráulica. Ele ainda proporciona um isolamento térmico e acústico. O tijolo também pode se associar a outros produtos, receber revestimento e pintura. Ele é um bom isolante térmico e sonoro.
A utilização de argamassa é diminuída, tornando o tijolo economicamente mais viável. A construção chega a ficar 30% mais rápida do que as que utilizam tijolos tradicionais. A obra também fica mais limpa e livre de resíduos.
É um tijolo realmente econômico, a obra chega a ficar até 50% mais barata. É uma aliança e tanto, a economia com a ecologia. Esse tijolo tem tudo para ser mais empregado visto que há muitas vantagens na sua utilização.