A peça teatral que revive a vida e paixão de Jesus Cristo será encenada neste final de semana, no Espaço Burim, em Rio das Pedras. A encenação permaneceu suspensa desde 2020 por conta da pandemia do Covid-19.
As seis semanas de ensaio foram cansativas, exigiram muito de todo o elenco e equipe técnica. Todos voluntários que se dedicaram para contar a mais bela história da humanidade.
“Nossos ensaios foram cansativos, mas produtivos. Como nosso ensaio é no período da manhã, tinha um sol para cada um do elenco. Mas, ao fim, conseguimos nos organizar e fazer um ensaio a noite para conseguirmos deixar nosso toque de amor em cada cena.
Todo o elenco foi prestativo e entendeu que era preciso alguns sacrifícios, mas passamos bem e saiu mais do que o esperado. Tiro meu chapéu para eles por aguentarem minha chamada e meus apitos, mas o resultado vai ser incrível”, conta Alex Sandro de Oliveira, diretor artístico do Grupo Teatral Paixão de Cristo de Rio das Pedras.
E, com todo esse esforço, a expectativa é a melhor possível. Os anos sem a apresentação obrigaram o grupo teatral a renovar grande parte do elenco. Para muitos, a encenação desde ano é de estreia. “Nesse ano, nossos olhares estão mais apreensivos, por termos vários atores que nunca atuaram e que têm um papel importante no elenco. Como fazemos ao vivo, existe a insegurança de esquecer o texto ou algum detalhe. Então, estamos focados nessa semana que antecede a apresentação em trabalhar bem o texto dentro das oficinas e se preparando para alguma situação que precise improvisar dentro do contexto. Mas, reforço, nossa expectativa é uma das melhores, visto que por três anos ficamos sem apresentar. O retorno nos dá essa sensação de surpreender e seremos surpreendidos. Desde os figurinos até os atores, que estão dando um show na fala, na expressão, trazendo uma emoção que confesso, que durante os ensaios tem corrido lágrimas”, relata Alex de Oliveira.
Entre os atores que irão se apresentar na Paixão de Cristo deste ano estão César Zimiani Pereira, que irá viver Jesus Cristo. Felipe Pires interpretará o Rei Herodes. Maria Helena Anhaia fará Maria, a mãe de Jesus. Edinaldo Castro estará na pele de João Batista, enquanto que Lucas Felipe interprete Judas.
“Queria que fosse hoje já a apresentação! Os comentários das pessoas nas redes sociais têm deixado a gente muito feliz. E não vejo a hora de poder mostrar para as pessoas como nosso trabalho voluntário foi produtivo e feito com muito amor. Pessoas novas deixando suas casa, suas famílias. Outras levando sua família junto. Tudo em prol dessa apresentação. Um momento marcante que vamos reviver, cheio de emoção e surpresas”, completa o diretor.
A realização da Paixão de Cristo conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Empresas e profissionais autônomos também apoiaram e ajudaram a custear a apresentação.
Ingressos
A entrada para assistir a Paixão de Cristo é um quilo de alimento não perecível, que deve ser trocado na Auto Mecânica Caris, Stilo Urbano Barbershop e Roché Magazine.
Serviço
Encenação da Paixão de Cristo
Dias 1 e 2 de Abril, às 20h
No Espaço Burim, entre a Avenida dos Operários e Rua Moraes Barros