A Câmara de Vereadores de Rio das Pedras não terá expediente nos horários de jogos da seleção brasileira feminina de futebol durante a Copa do Mundo, que acontece na Austrália e Nova Zelândia. O decreto, assinado pelo presidente Bé Cecote e pelo primeiro secretário Max Prestes, define expediente nos dias 24 de julho e 2 de agosto, datas em que ocorrerão as partidas do Brasil.
A estreia das meninas do Brasil será na segunda-feira (24), às 8 horas, contra o Panamá. Assim, a Câmara irá abrir para atendimento ao público ao meio dia, permanecendo até às 17 horas.
O segundo jogo da seleção brasileira será no sábado (29), às 7 horas, contra a França. Como não há expediente aos sábados, não houve alteração para este dia.
O último jogo da fase de grupos para o Brasil será na quarta-feira (2), às 7 horas, diante da Jamaica. Assim, a Câmara iniciará o atendimento às 10 horas.
Ainda de acordo com o decreto, caso a seleção brasileira feminina se classifique para as próximas fases, serão divulgados as datas e os horários dos expedientes. A final da Copa do Mundo será no dia 20 de agosto.
Brasil na Copa
Com uma nova geração de jovens atletas promissoras e a presença de algumas mais experientes, como a craque Marta, as Guerreiras do Brasil sonham em conquistar o primeiro título de sua história em Copas femininas. E conta com a casca da treinadora Pia Sundhage, bicampeã olímpica com os Estados Unidos, mas que nunca conquistou a competição.
Ainda há uma grande incógnita em relação à forma como Pia escalará a Seleção na estreia. Alguns amistosos foram realizados durante o processo de preparação em julho, com direito a goleadas sobre Chile e China. Além disso, o esquema tático também foi alterado em algumas oportunidades, entre uma linha de três atrás e uma linha de quatro jogadoras.
A probabilidade maior é de que Sundhage escale a equipe inicial em um esquema 4-4-2. Com Marta provavelmente sendo preservada para os momentos decisivos devido a uma lesão muscular, a craque deve ser desfalque entre as titulares, pelo menos no início da competição.
Apesar de não despontar como uma das favoritas, a Seleção Brasileira pode fazer frente com as gigantes do futebol feminino. As Guerreiras do Brasil fizeram um ótimo ciclo e foram coroadas com a conquista da Copa América em uma super campanha, com seis vitórias em seis jogos, 20 gols marcados e nenhum sofrido. A mescla de idade é muito positiva, pois há habilidade nas jogadoras mais novas e muita experiência e cancha de Copa do Mundo nas mais velhas. Mistura benéfica aos momentos de maior tensão, naturais em uma Copa do Mundo.