Anota aí

Anota aí

por Áriston Batista

Na coluna de hoje, entrevistamos o instrumentista Valcir dos Santos, que foi
destaque na apresentação da dupla Paulo Henrique e Tiago na Festa do Padroeiro. Animado, corintiano e sempre de bem com a vida, contou um pouco da sua relação com a música.

RIO DAS PEDRAS
Verdadeiro: Quem é você? Fale um pouco da sua origem.
Meu nome é Valcir, sou técnico de segurança do trabalho e músico. Sou simples e apaixonado por tudo que faço. Meus pais são baianos e moramos na cidade há mais de 35 anos.

Quais instrumentos você toca? Quem foram seus professores?
Eu toco bateria, cajon, violão, percussão, contrabaixo e cavaquinho. Meu primeiro professor foi meu irmão, conhecido Taroba. Participei da Banda do Antenor Cortelazzi e fiz aula de bateria com o professor Marcelo, da Banda Themplus.

E sua família, alguém herdou o gosto pela música?
Sou casado há mais de 15 anos com Elisa Maria, pai da Ana Alice (6), agitada como eu, que já toca violão e da Ângela Maria (13) que já toca piano. Elas me surpreendem o tempo todo. São lindas, têm a cara do pai, mas tem o gênero da mãe.

Tem uma história engraçada?
É o que mais tem. Uma vez eu estava tocando na igreja e fez uma pausa na música. De repente, eu cochilei. E ali fiquei. Dormi. Dormi tanto, que quando acordei todo mundo já estava em pé indo embora. Eu até sonhei nesse dia.

Como foi o convite pra participar da dupla Paulo Henrique e Tiago? Pra quem já tocou samba, como é tocar sertanejo?
Eu e o Paulo Henrique trabalhávamos na mesma empresa e ele me fez o convite. Eu aceitei e, para minha surpresa, logo ele agendou o primeiro ensaio e em seguida fazendo apresentações. E tenho experiência em vários ritmos, mas as músicas sertanejas eu não conhecia muito. Quem me salvou foi a Elisa, a Ana Alice e a Ângela Maria que fizeram uma playlist de músicas atuais para eu aprender. Depois disso ficou fácil.

Como você se sentiu tocando na Festa do Padroeiro?
Um dia antes fizemos um show em São Pedro. Foi muito bom. Mas, tocar na nossa cidade com toda estrutura de palco, som e iluminação profissional, um local com grandes músicos é de grande responsabilidade. Minha tarefa ali foi cumprir com o compromisso de oferecer uma apresentação artística profissional. Foi um dia agitado para mim. Eu toquei na igreja e em seguida corri para o palco fazer o show. E aí eu assumi, joguei no peito e fiz o meu melhor.

Você se envolve em vários projetos culturais da cidade. Mas, quais são seus sonhos?
Eu tenho o sonho e ter uma orquestra na cidade. Faço sonoplastia na Paixão de Cristo, sou professor de bateria, de violão, cavaquinho etc. Quero fazer algo com propósito na cidade a ponto de merecer uma placa de rua com meu nome: Valcir Rosa dos Santos

Ping Pong
Minha música favorita é Linda Juventude, do 14 Bis.
Ainda quero fazer uma Escola de Música.
Uma saudade: FAMA (Festival de Artes do Macone) e da banda que tocava na Igreja.
Uma frase: Deus acima de tudo.
Musica é: Tudo! Sempre tem uma música que marca a gente.
Ter paz é: Ser eu, fazer o que gosto.

SALTINHO
Projeto Saltinho Cultural
O Projeto Saltinho Cultural é desenvolvido pela Prefeitura de Saltinho com o objetivo de promover acesso a atividades culturais gratuitas para toda a família. São ações de democratização do acesso a arte e a cultura para todas as camadas da população.
Exemplo disso é a apresentação do Solto na Bagaceira, show de standup com Délio Macnamara. A ideia é se divertir com o show de comédia em uma noite de muitos risos e risadas com um dos humoristas mais autênticos da televisão brasileira. O humorista é o atual Campeão do Programa do Faustão.

Anota aí
Solto na Bagaceira, show de Standup com Délio Macnamara
Dia 27 de agosto (domingo), às 19 horas
No Centro de Convivência do Idoso “Marilene de Góis Salvador”
Classificação: Livre –
Pra todas as idades.
Duração: 50 minutos.
Preço: gratuito
Ingressos: podem ser retirados até dia 25, na Secretaria de Educação ou no dia do evento com 1 hora de antecedência ao espetáculo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas