Menos de um semestre após iniciar a troca das lâmpadas de vapor de sódio por LED de forma mais intensa em Rio das Pedras, as novas luminárias não param de apresentar problemas. Moradores da Rua Dr. João Tobias, no Centro, entraram em contato com a redação do jornal O Verdadeiro para reclamar dos LED que já estão com defeito.
Em pouco mais de 200 metros de rua, entre a Avenida José Augusto da Fonseca e a Travessa Prates, há nove braços de luz. Destes, seis estão apagados.
A deficiência na iluminação tem causado grande transtorno aos moradores vizinhos. Luciana Rovina buscou solução junto a Prefeitura e CPFL, mas até o momento nada foi feito.
“As lâmpadas estão apagadas há mais de 60 dias. Já fizemos abertura de protocolo na Prefeitura e na CPFL. A CPFL baixou a solicitação como se tivesse consertado, o que não aconteceu. Então abrimos um novo protocolo junto a CPFL e, quando fomos finalizar o procedimento pelo 0800, a empresa disse que a troca dessas lâmpadas é de responsabilidade da Prefeitura e por isso não haveria como finalizar a minha solicitação”, explica Rovina.
Junto a Prefeitura, a solicitação foi aberta no dia 27 de julho. O processo passou pelo Gabinete do Prefeito, Procurador Geral e Secretaria de Obras, onde está parado sem resposta à contribuinte desde o dia 9 de agosto.
No trecho citado há o Centro Pastoral João Paulo II, da Igreja Católica, onde são realizadas aulas de catequese e crisma para jovens e crianças durante a semana de noite. Na outra extremidade, o Pronto Socorro Municipal. Ambas são locais de grande fluxo de pedestres. “Essa situação gera um perigo noturno, pois é muita escuridão”, alerta Luciana Rovina.
Questionada, a Prefeitura afirmou que a responsabilidade de substituição das luminárias LED é da CPFL e que o contato deve ser feito pelo aplicativo a Companhia.
Já a CPFL Paulista informou que irá enviar uma equipe para inspecionar o trecho mencionado e fará os reparos que foram de sua responsabilidade.