Há dois meses do início do verão, o calor tem sido forte na região de Rio das Pedras. Dentro das salas de aula não é diferente. Estudantes, professores e auxiliares têm sofrido com as altas temperaturas.
Das 19 instituições de ensino, incluindo as creches municipais, apenas as escolas Prof.ª Claudete Aparecida Guidolim Nicolai, no Bom Jardim, e Prof. Augusto Elias Salles, no São Cristóvão, têm ar condicionado. Recentemente, as creches Dona Octavia Pardi Schiavon, no Santo Antônio, e Irene Miori Zandona, no Lúcia Taranto Marrano (Nosso Teto) ganharam aparelhos de refrigeração.
Contudo, em nenhum das quatro escolas os aparelhos podem ser utilizados. Isso porque a rede elétrica não suporta a sobrecarga causada pelos aparelhos ligados ao mesmo tempo. Na escola do Bom Jardim, todos os equipamentos foram ligados ao mesmo tempo, o que provocou um apagão na unidade de ensino por um período.
Questionado, o secretário de Educação, Daniel Gonçalves, informou que a rede elétrica dessas escolas e creches serão revisadas e uma rede individual será instalada para atender aos aparelhos de ar condicionado. Gonçalves explicou que o planejamento inclui a reforma de todas as unidades de ensino até o final de 2024, priorizando os bairros e depois as escolas da região central. “Todas as escolas e creches que passarem por reforma receberão ar condicionado”, explica o secretário.