Jabuti rio-pedrense 1
Como dito na sessão extraordinária da Câmara para votação da regulamentação do repasse aos profissionais de enfermagem, o prefeito incluiu um jabuti no projeto. Incluiu a anulação de recursos para emendas impositivas em uma pauta que tinha certeza de que seria aprovada pelos vereadores. E essa não foi a primeira vez que isso foi feito. Tem muito jabuti em Rio das Pedras.
Jabuti rio-pedrense 2
Se jabuti não sobe em árvores, ele também não anda rápido. Talvez isso explique a demora nos processos administrativos municipais. No caso da enfermagem, o Ministério da Saúde encaminhou aos cofres públicos municipais recurso para repasse referente ao novo piso salarial em agosto. Somente em dezembro esses profissionais devem receber o valor que lhes é de direito. Já no caso da Cultura, no início de junho a Prefeitura reuniu produtores culturais, músicos, atores e entusiastas pela cultura para tratar da Lei Paulo Gustavo que destinou R$ 330 mil para o setor. Seis meses depois, o recurso continua nas contas da Prefeitura.
Verdade ou Mentira? 1
Durante a sessão ordinária de segunda-feira (13), o vereador Joaquim Cachorro falou a respeito das reuniões envolvendo prefeito, vereadores e profissionais de enfermagem para tratar do repasse enviado pelo Governo Federal para a categoria. Professor Geraldo afirmou que não foi convidado para a reunião que ocorrera no mesmo dia, no hospital.
“Nessa reunião, eu não fui convidado para ir no meio dia (…) quero deixar bem claro que não fui na reunião no hospital hoje porque não fui convidado. Era para termos ido todos os vereadores, hoje também era para ter ido ao hospital, mas não fui convidado, então não deu para eu ir”, disse Geraldo.
Bé Cecote respondeu: “Eu tenho a prova de que o vereador Geraldo está mentindo. “Bom dia, mudou o horário, vai ser às 12 horas” (mensagem enviada por Bé Cecote). “A sim” (resposta do professor Geraldo). Ele sabia sim. Quando ele fala que não convidaram ele, seria eu que não convidei. Então, eu convidei, está aqui, eu convidei. Só para deixar claro.”
Verdade ou Mentira? 2
Seguindo a discussão, Professor Geraldo afirmou que enviou mensagem ao presidente da Câmara na quinta-feira perguntando se haveria reunião com o prefeito e recebeu a resposta de que havia alterado o horário para o meio dia. “Para o hospital, não fui convidado. Então, não minto, não sou mentiroso. Sou professor e não ensino isso para os meus alunos e nem para ninguém. Eu tenho uma conduta a seguir e não sou mentiroso.”
Verdade ou Mentira? 3
Aproveitando a discussão, a vereadora Vanessa Botam disse que recebeu ligação de várias enfermeiras antes da sessão perguntando porque ela não estive presente. “Eu também não fiquei sabendo de nenhuma reunião, nem de meio dia e nem das cinco horas. Estou lutando por elas.” E Bé Cecote confirmou: “realmente, a vereadora Vanessa não foi chamada”.
Verdade ou Mentira? 4
O presidente da Câmara voltou a falar para esclarecer os fatos. “O vereador Nabuco não foi convidado para quinta-feira estar na reunião e a vereadora Vanessa (também não foi convidada). Os demais, todos foram convidados. E, para ir ao hospital hoje, só não foi convidada a vereadora Vanessa e o Geraldo porque ele não apareceu, nem ele e nem o vereador Max, não compareceu na reunião com o prefeito, então não convidamos para ir hoje ao hospital.”
Mentira tem perna curta
Falando em verdades ou mentiras, tem vereador tentando esconder seu envolvimento cada vez mais próximo com o prefeito e seu grupo. Quando questionado, longe dos microfones, disse que não havia sido convidado para participar da reunião no hospital. Mas, em meio a discussão de verdades ou mentiras, foi dito que sim, ele foi convidado.
Perseguição assumida
Em meio a toda essa discussão, um fato fica claro. A perseguição à vereadora Vanessa Botam é evidente. A parlamentar, que recebeu a denuncia quanto a falta de repasse do recurso para custear o piso salarial dos profissionais da enfermagem, que ouviu os profissionais, que pressionou para que algo fosse feito e não foi convidada a participar de nenhuma das reuniões para definir o projeto de lei para regulamentação.