Os moradores do bairro Recanto Universidade e condomínios da região lutaram muito para que o asfalto da Avenida Carolina Mendes Thame fosse realizado. E, após mais de três anos, a obra foi parcialmente concluída. O pavimento foi realizado entre o trecho duplicado da via e o condomínio Chácaras União. Contudo, a rotatória junto a Estrada do Ceasa (Via de Acesso 155/308) segue na terra.
A briga pelo asfalto começou em 2020. Em agosto daquele ano, foi aprovado o Projeto de Lei que permitia ao Executivo financiar até R$ 2 milhões junto ao Banco do Brasil para a realização da obra. Contudo, feita a transição de governo, a atual administração anunciou que não iria utilizar da Lei Municipal para concluir o financiamento da obra.
Moradores começaram a fazer movimentos nas redes sociais protestando contra a falta de asfalto. Procuraram a vereadora Vanessa Botam, que intermediou uma reunião entre os proprietários e o prefeito, que garantiu a execução do asfalto até julho de 2022. Na negociação, se chegou a opção de realizar a Contribuição de Melhorias, com os moradores garantindo o pagamento em dia do valor parcelado. Alguns chegaram a afirmar que fariam o pagamento à vista da contribuição. Contudo, o Projeto de Lei foi rejeitado na Câmara de Vereadores por 4 votos a 3, sendo contrários a propositura Joaquim Afonso, Nivaldo do Depósito, Zé do Paulo e Bé Cecote, enquanto que Nabuco, Max Prestes e Vanessa Botam aprovaram a iniciativa. Professor Geraldo não participou da sessão por motivos de saúde, enquanto que o presidente da casa à época, Edison Marconato, só votaria em caso de empate.
Em fevereiro deste ano, o Governo do Estado firmou convênio com o município para custear metade da obra. O prazo de execução era de 90 dias. Contudo, a conclusão, sem consideração a rotatória, ocorrer 300 dias depois.
“Fico feliz que finalmente o asfalto foi executado. Para completar a obra, só falta a rotatória de acesso à Estrada do Ceasa e a instalação de redutores de velocidade. Parabéns aos moradores que tanto lutaram, foram comigo junto ao deputado estadual Alex Madureira, que ajudou muito, me entregaram abaixo assinado, fiz indicações e requerimentos representando aos moradores que são cidadãos de Rio das Pedras e merecem todo o nosso respeito”, afirmou a vereadora Vanessa Botam, que intermediou junto a Prefeitura a realização da obra.