A Prefeitura de Rio das Pedras iniciou, em março de 2017, a implementação do primeiro ecoponto da cidade. A área, com 5 mil metros quadrados, fica na estrada de terra entre Rio das Pedras e Saltinho, cerca de 500 metros do final da Avenida Antenor Cortelazzi, junto ao bairro Vitório Cezarino (Sem Terra).
O objetivo era receber restos de materiais de construção, madeiras, lâmpadas fluorescentes, móveis usados, materiais recicláveis, pneus, podas de árvores, equipamentos eletrônicos, pilhas e baterias. O material de construção descartado, por exemplo, poderia servir para conservação de estradas rurais. Contudo, passados seis anos, o que se vê é um grande lixão.
O terreno, com declive na parte dos fundos, já acumula cerca de 10 metros de altura de lixo e entulho. Na parte da frente, a pilha de material passa dos três metros. É possível encontrar todo tipo de material. Há sofás e armários, pneus, resto de material de construção e até lixo hospitalar. O mau cheiro evidencia o despejo de material orgânico.
De acordo com pessoas que vão ao local para descartar itens, como restos de poda e mato, caminhões da Prefeitura foram vistos no local descartando material recolhido na área urbana. Além disso, tratores da Prefeitura fazem a acomodação do entulho pelo terreno.
Sem nenhum funcionário municipal no local e com acesso livre, um grupo de recicladores se instalou no local para separar e aproveitar parte do que é descartado.
A reportagem do jornal O Verdadeiro questionou à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) se o espaço está regulamentado. “Informamos que os ecopontos não são licenciados pela Cetesb, sendo a sua implantação e operação de responsabilidade do município. No entanto, diante da denúncia de existência de resíduos no local indicado, não passíveis de encaminhamento para o ecoponto, a Agência da Cetesb de Piracicaba fará uma inspeção no local e, caso seja comprovada a irregularidade, tomará as providências legais cabíveis junto à administração municipal”, informou a assessoria de imprensa da estatal.
Já o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Rio das Pedras não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem até o final desta edição. Não disse que tipo de material pode ser descartado no local, nem se o trabalho de reciclagem no espaço é regulamentado.
Outros pontos de descarte
As estradas rurais no entorno de Rio das Pedras se tornaram locais para descarte irregular de entulho. A estrada rural que serve ao bairro Água Branca e as margens da Rodovia Vereador Valério Pedro da Silveira Martins foram alvo de notícias em emissora de televisão na região. Outros locais também recebem o descarte irregular, como ao final das avenidas São Vicente de Paulo e Rosina Figurelli Coury, próximo ao bairro Luis Massud Coury.