As aulas na Rede Municipal de Ensino retornam na quinta-feira (15), após o Carnaval. Alguns preparativos foram realizados, como dedetização e limpeza das caixas d’água. Porém, o essencial para o ensino está pendente: disponibilização de professores.
Depois da polêmica troca de diretores escolares após a atribuição de aulas aos professores efetivos, ficou definido que o retorno das aulas não contará com os professores aprovados no processo seletivo. O objetivo do processo é contratar para o atual ano letivo professores em disciplinas sem profissionais da educação efetivos.
A prova objetiva para o processo seletivo foi realizada no dia 21 de janeiro. A homologação sai apenas nesta sexta-feira (9). A atribuição de aulas ocorreria na quarta-feira (14). Contudo, com o decreto de suspensão do expediente nas repartições públicas municipais durante o carnaval – entre 12 e 14 de fevereiro – a atribuição ocorrerá depois da folia.
A reportagem do jornal O Verdadeiro questionou a Prefeitura a respeito do retorno das aulas, se haverá professores para todos os estudantes, mas não houve resposta. Além disso, foi perguntado o motivo da atribuição de aulas para o processo seletivo ser tardia, mas também não foi informado.
De acordo com alguns pais e profissionais da Educação, os professores do processo seletivo (que já estão em caráter substitutivos) será substituídos por estagiários nos primeiros dias de aula.
Em nota para divulgar o retorno às aulas, a Prefeitura de Rio das Pedras publicou que muitas escolas prepararam atividades especiais com decoração, música e brincadeiras, mas não abordou nada relacionado ao conteúdo didático.
A Rede Municipal de Ensino tem pouco menos de 5 mil estudantes, distribuídos em 19 escolas e creches. Funcionários passaram por palestras preparatórias. A promessa, de acordo com da nota oficial, é que será feita a entrega de kits de material escolar e uniformes dentro de 30 dias.