O bispo Dom Devair se reuniu com vereadores de nove cidades da região da Diocese de Piracicaba na manhã desta terça-feira (28). O 3º Encontro de Vereadores Católicos debateu estratégias na esfera política, que contarão com a ação dos vereadores, para a valorização da vida humana, de combate ao aborto e contra o avanço da cultura de morte.
Entre os assuntos foi destacada a apresentação de moções de apoio à Resolução do Conselho Federal de Medicina que proíbe o ato médico de assistolia fetal para interrupção da gravidez acima das 22 semanas de gestação.
“A assistolia consiste na aplicação de cloreto de potássio direto no coração do feto, causando sua parada cardíaca. Esse procedimento, de acordo com especialistas, é muito doloroso. Tanto que é proibida a prática em animais por ser considerada como maus tratos. Com 22 semanas a criança já está formada. Temos tecnologia suficiente para continuar o desenvolvimento do bebê em incubadoras, se for o caso de interromper a gestação. Se a mãe vítima de estupro não desejar ficar com criança, há muitas famílias que desejam adotar”, destaca a vereadora Vanessa Botam, que apresentou quatro moções contra o aborto e foi a única representante de Rio das Pedras no encontro.
Entre as ações propostas pela reunião entre os parlamentares e Dom Devair está angariar apoio de deputados federais na elaboração de um projeto de lei que dificulte a realização do aborto de forma indiscriminada.
Participaram do encontro vereadores católicos das cidades de Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, Rafard, Corumbataí, Rio das Pedras, Santa Gertrudes, São Pedro e Charqueada. Além de Dom Devair, também participaram o coordenador diocesano de Pastoral, padre Rodrigo Simões Anholetto, e os coordenadores da Equipe Diocesana para Defesa da Vida e da Família, a senhora Camila Souza Sordi Gil e o senhor Cleiton Henrique de Souza.