1.160 planos de saúde de rio-pedrenses passarão por reajuste

1.160 planos de saúde de rio-pedrenses passarão por reajuste

De acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS), 1.160 clientes rio-pedrenses de planos de saúde privados terão reajuste de até 6,91%. Na região serão 124,1 mil planos de saúde individual e familiar que passarão por reajuste. A atualização dos valores tem validade de maio de 2024 – de maneira retroativa – até abril de 2025, conforme autorização da ANS.

O aumento valor para os planos de saúde individual e familiar. A decisão não envolve planos coletivos, sejam empresariais ou por adesão.

O reajuste é válido para os planos médico-hospitalares contratados a partir de janeiro de 1999 ou que foram adaptados à nova legislação (Lei nº 9.656/98).

O reajuste será aplicado de acordo com a data em que o plano de saúde foi contratado. Segundo a ANS, o aumento poderá ser aplicado pela operadora no mês de aniversário do contrato, ou seja, no mês da data de contratação do plano.

Para os contratos que aniversariam em maio e junho, a cobrança deverá ser iniciada em julho ou, no máximo, em agosto, retroagindo até o mês de aniversário do contrato.

Em nota, o diretor de normas e habilitação dos produtos da ANS, Alexandre Fioranelli, afirmou que os dados utilizados para o reajuste foram verificados pela Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda.

Ele destaca que o órgão concordou com o cálculo e disse que ele se adequa “à manutenção do equilíbrio econômico-financeiro das operadoras”.

Além da inflação, o valor final do plano de saúde também é impactado por fatores como o aumento ou queda da frequência de uso do plano de saúde e os custos dos serviços médicos e dos insumos, como produtos e equipamentos médicos.

Dados da ANS mostram que há uma tendência de manutenção no número de planos de saúde individual e familiar em Rio das Pedras desde 2020. Em março daquele ano, estavam em vigência 1.169 planos. Em 2021, o número subiu para 1.193. Nos anos seguintes houve queda para 1.156 e 1.141.

A ANS mantém um guia na sua página na internet, onde o consumidor pode pesquisar todos os planos de saúde comercializados no país.

A ANS oferece os seguintes canais para reclamações sobre irregularidades e dificuldades de atendimento:

  • Disque ANS: 0800 701 9656
  • Central de Atendimento a Deficientes Auditivos: 0800 021 2105
  • Site: www.gov.br/ans

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