Ecoponto é autuado pela Cetesb por disposição inadequada de resíduos

Ecoponto é autuado pela Cetesb por disposição inadequada de resíduos

O Setor de Imprensa da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) informou que o Ecoponto de Rio das Pedras foi autuado com uma advertência e que “atualmente colabora com informações para o MP (Ministério Público). De acordo com a nota, o local é considerado área de disposição inadequada de resíduos sólidos.

Em matéria publicada pelo jornal O Verdadeiro em novembro de 2023, o espaço acumulava grandes montanhas de lixo e entulho. O terreno, com declive na parte dos fundos, acumulava cerca de 10 metros de altura de lixo e entulho. Na parte da frente, a pilha de material passava dos três metros. Havia todo tipo de material, tais como sofás e armários, pneus, resto de material de construção e até lixo hospitalar.

Nesta quinta-feira, a área do Ecoponto está plano. De acordo com uma pessoa que estava no local, há cerca de um mês maquinários da Prefeitura espalharam o entulho, movendo para o declive do terreno, e jogou terra por cima. “Todos os dias o trator da Prefeitura vem e espalha o material pelo terreno”, disse. Próximo ao local havia um trator, mas não continha qualquer identificação que fizesse alusão ao Executivo Municipal.

A área, com 5 mil metros quadrados, que fica na estrada de terra entre Rio das Pedras e Saltinho, cerca de 500 metros do final da Avenida Antenor Cortelazzi, junto ao bairro Vitório Cezarino (Sem Terra) deveria receber restos de materiais de construção, madeiras, lâmpadas fluorescentes, móveis usados, materiais recicláveis, pneus, podas de árvores, equipamentos eletrônicos, pilhas e baterias.

Ao invés disso, se tornou um lixão, uma vez que a forma de disposição final de resíduos sólidos é inadequada. Se caracteriza pela simples descarga de lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. Sem nenhum funcionário municipal no local e com acesso livre, um grupo de recicladores se instalou no local para separar e aproveitar parte do que é descartado.

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos prevê o fim dos lixões até agosto deste ano.
A reportagem do Verdadeiro questionou o Departamento de Comunicação da Prefeitura a respeito da notificação da Cesteb e regularização do Ecoponto. Contudo, até o encerramento da edição não houve resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas