Os Bastidores da Política

Os Bastidores da Política

Democracia ditatorial

A população da Venezuela foi às urnas no último domingo (28) para escolher o presidente do país. Sem apresentar as atas da eleição, o atual presidente Nicolás Maduro afirmou ter vencido o pleito e foi proclamado reeleito. Vários países disseram não reconhecer a legitimidade da vitória chavista – o Brasil não está incluído. A população se revoltou e tem feito protestos. Membros das forças policiais foram convocados para oprimir as manifestações, mas alguns se negaram e inclusive retiraram os uniformes. É o vale-tudo para se manter no poder.

Qualquer semelhança é mera coincidência

Os municípios do Brasil vivem momentos de decisão política. Desde o dia 20 de julho estão ocorrendo convenções para definição de quais serão os candidatos. O prazo para finalizar as reuniões partidárias é dia 5 de agosto. Pessoas afirmam ser “proibidas” de participar de convenção de outros candidatos sob o risco de penalidade em seus empregos. Não bastasse isso, foram intimadas a participar de uma convenção específica. Mais do que isso, alguns são questionados com a pergunta “o que significa isso?” por postarem foto com outros candidatos ou comentarem e curtirem postagens alheias. Parece que a Venezuela não está tão longe assim.

Candidaturas definidas

Os partidos PL e Avante definiram seus candidatos a prefeito de Rio das Pedras. O Partido Liberal definiu o nome da vereadora Vanessa Botam como representante da coligação majoritária com o União Brasil. Já o Avante terá José Leonel de Souza como candidato ao cargo de prefeito.

Decisão de última hora

A base de apoio da atual administração, que conta com oito partidos, não anunciou quem seria seu pré-candidato ao mandato de 2025 a 2028. A escolha natural seria pela reeleição de Marcos Buzetto. Se o caso for esse, disputam a candidatura de vice-prefeito o atual, Tutinho, e o ex-prefeito Carlos Defavari. A se considerar o histórico do grupo nas decisões de candidaturas, tudo pode acontecer. Vale lembrar que nas eleições de 2016, no último instante, Buzetto abriu mão da candidatura para indicar seu irmão como vice de Defavari. Na ocasião, Tutinho, que seria o candidato a vice da chapa do ex-PSB, se viu obrigado a concorrer a cadeira na Câmara de Vereadores.

Volta do recesso

Em Rio das Pedras, o retorno às sessões ordinárias é na primeira segunda-feira de agosto. Devido ao feriado municipal do Dia do Padroeiro, celebrado em 6 de agosto, a Câmara de Vereadores não abrirá na segunda-feira, dia 5. Assim, a primeira sessão ordinária do segundo semestre ocorrerá no dia 12 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas