Seguindo a programação de entrevistas aos candidatos à Prefeitura de Rio das Pedras, o jornal O Verdadeiro aborda, nesta semana, sobre segurança pública. As Guardas Civis Municipais existem em cerca de 30% dos municípios paulistas, apenas. A GCM de Rio das Pedras completou 56 anos em março. O policiamento rio-pedrense conta também com uma base da Polícia Militar e Delegacia de Polícia Civil.
A candidata a prefeita pelo Partido Liberal (PL), Vanessa Botam aceitou o desafio e respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem do jornal O Verdadeiro.
Como você avalia a segurança pública de Rio das Pedras?
A segurança pública vai além da Guarda Municipal. Faz parte de uma política muito ampla, que envolve integração efetiva entre as forças policiais, é preciso ter policiamento com inteligência, com sistema de monitoramento. A segurança pública envolve trânsito, mobilidade urbana, iluminação pública e até mesmo o cuidado com terrenos vazios e áreas com mato alto.
Não vemos esse cuidado em nossa cidade. Colocar uma arma na mão de um guarda municipal sem lhe atualizar o treinamento, sem prepará-lo para situações de estresse é irresponsabilidade, é colocar a vida desta guarda municipal em risco.
O efetivo rio-pedrense em todas as forças policiais é defasado. Realizar concurso público para contratar mais guardas municipais e suprir a ausência daqueles afastados ou que se aposentaram é necessário. Promover a atividade delegada junto ao Estado para reforçar a Polícia Militar é uma opção muito viável. Melhorar as condições de trabalho junto a Delegacia, trazer uma Delegacia de Defesa da Mulher ou, ao menos, uma Sala Lilás para os casos de violência contra a mulher, crianças e adolescentes também se faz necessário.
O que pode ser feito para melhorar o setor na cidade?
Segurança é guarda municipal preparada e treinada. Nossos GCMs precisam ter treinamento constante e condições para desempenhar sua missão com eficiência. É preciso oferecer capacitação contínua, com cursos de direitos humanos, técnicas de abordagem, mediação de conflitos e primeiros socorros. Já passou da hora da Guarda Municipal ficar mudando de lugar para lugar sem ter uma sede própria. Darei atenção especial para a criação da Patrulha Maria da Penha.
Ter um sistema de monitoramento, com câmeras eficazes, que permitam cruzar dados com outros municípios, com todo o Estado, nos permitirá identificar um foragido, acompanhar uma rota de fuga e impedir crimes.
Como viabilizar essas melhorias?
Primeiro é preciso ter vontade política. Temos bons exemplos na região, como em Capivari, Elias Fausto, Santa Bárbara e Limeira. Promover o intercâmbio de informações não gera custos. O Estado tem incentivo e repasse financeiro que permite melhorias.
É preciso investir e dedicar parte do orçamento para segurança pública. Uma cidade segura se torna atrativa inclusive para a instalação de novas empresas e gerar empregos.
Outros candidatos
O jornal O Verdadeiro entrou em contato com candidatos à Prefeitura de Rio das Pedras Leonel de Souza (Avante) e Marcos Buzetto (Republicanos) e seus respectivos assessores, mas até o fechamento da edição não obteve resposta.