O tema da entrevista com os candidatos à Prefeitura de Rio das Pedras é meio ambiente. A região vem sofrendo com o clima seco e quente. Além disso, um recente caso de poluição proveniente de uma empresa instalada em Rio das Pedras provocou a morte de milhares de peixes no Rio Piracicaba.
Para entender quais projetos cada candidato tem para o setor, o jornal O Verdadeiro encaminhou três perguntas para cada pretendente à cadeira do Executivo. A candidata a prefeita Vanessa Botam (PL) respondeu aos questionamentos. Confira a seguir:
Como você avalia as políticas públicas de Rio das Pedras voltadas ao meio ambiente?
Rio das Pedras não tem políticas públicas eficientes voltadas ao meio ambiente. Vemos nosso Tijuco Preto cada vez mais abandonado, poluído e assoreado. Não há ações para reflorestamento, as nascentes sendo cada vez mais sufocadas. Para piorar, a Prefeitura fecha os olhos para os crimes ambientais como o que resultou na morte de milhares de peixes no Rio Piracicaba e se tornou destaque na mídia nacional.
O que pode ser feito para melhorar o setor na cidade?
O Ribeirão Tijuco Preto é nosso maior patrimônio natural, que corta nossa cidade. O último prefeito que mexeu de forma efetiva para promover melhorias foi o senhor Galvão. De lá para cá, temos árvores caídas e esgoto vazando. Quero revitalizar o Tijuco Preto, assim como o Alambari, os protegendo desde suas nascentes, reflorestar suas margens e desassorear os leitos para melhorar o fluxo de água.
O esgoto precisa ser 100% tratado, até mesmo para atrair novas empresas e gerar empregos. Nenhuma empresa que precisa de certificação ISO irá se instalar em Rio das Pedras devido ao esgoto não ser tratado em sua totalidade.
Precisamos promover a sustentabilidade ambiental através de políticas de saneamento, reflorestamento e incentivo a serviços ambientais. Criar incentivo à conservação das nascentes através de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) para agricultores e proprietários de terras, bem como monitoramento constante das nascentes para evitar contaminação e degradação.
Hoje, o que era para ser um ecoponto para descarte correto de materiais inservíveis, se tornou um lixão administrado pela Prefeitura, onde a própria Prefeitura faz o despejo irregular. O material é queimado, jogando fumaça, tornando o ar ainda mais seco e poluído. Essa situação precisa ser regularizada o mais rápido possível.
Precisamos promover um crescimento planejado, inclusive com os recursos naturais, para termos uma cidade sustentável.
Como viabilizar essas melhorias?
Muitas dessas melhorias são possíveis com a criação de políticas públicas, com incentivo aos produtores rurais e proprietários de terras. É possível realizar parcerias com os governos do Estado e Federal. Temos exemplos já feitos por algumas cidades da região, por prefeitos parceiros que já se dispuseram a mostrar o caminho. Temos humildade suficiente para buscar informação e aprender. A principal ferramenta que precisamos para melhorar o meio ambiente é a vontade política e isso não nos falta.
Outros candidatos
O jornal O Verdadeiro entrou em contato com candidatos à Prefeitura de Rio das Pedras Leonel de Souza (Avante) e Marcos Buzetto (Republicanos) e seus respectivos assessores, mas até o fechamento da edição não obteve resposta.