Vanessa Botam fala sobre geração de empregos em Rio das Pedras

O tema da entrevista com os candidatos à Prefeitura de Rio das Pedras é a respeito da geração de empregos. O crescimento do município passa pelo aumento na oferta de empregos com a chegada de novas empresas e indústrias.
Para entender quais projetos cada candidato tem para o setor, o jornal O Verdadeiro encaminhou três perguntas para cada pretendente à cadeira do Executivo. A candidata a prefeita Vanessa Botam (PL) respondeu aos questionamentos. Confira a seguir:

Como você avalia as políticas públicas de Rio das Pedras voltadas à geração de empregos?
Rio das Pedras é uma cidade muito bem localizada, com fácil acesso às principais rodovias. Há muitas áreas para receber novas indústrias. Nossa população tem força de vontade para trabalhar e buscar seu sustento, mas precisa buscar oportunidades de trabalho em cidades vizinhas. E nem mesmo o transporte público oferece dignidade ao trabalhador, que precisa se apertar para conseguir chegar à Piracicaba. Não tem cursos profissionalizantes disponíveis para atender as empresas da cidade. Nos últimos anos apenas uma empresa de grande porte anunciou que iria se instalar na cidade, mas ainda não entrou em pleno funcionamento.

O que pode ser feito para melhorar o setor na cidade?
Precisamos estruturar Rio das Pedras para receber empresas. Para isso é preciso preparar a mão de obra com cursos de qualificação voltados às necessidades das empresas. Nossa vocação é metalúrgica? Então precisamos oferecer cursos de solda, caldeiraria, desenho mecânico, entre outros. Para isso temos professores qualificados, o que já temos disponível, firmar parceria com as empresas já instaladas na cidade. Precisamos tratar de forma efetiva 100% do nosso esgoto, para atender as empresas que precisam de certificação ISO. As empresas também precisam contar com serviço de saúde de qualidade, com Pronto Socorro que atenda de forma satisfatória.
De forma paralela, buscar empresas que estejam buscando locais para se instalar, atrai-las para nossa cidade. Com mais empresas e mais empregos, os funcionários têm mais dinheiro para suas compras no comércio local. Por consequência, aumenta o número de empregos nas lojas. A arrecadação do município aumenta, o que permite mais investimentos em prol a população rio-pedrense.

Como viabilizar essas melhorias?
Para fazer essa engrenagem girar, é preciso investir em melhorias que beneficiam não só as empresas, mas toda a população. Precisamos também capacitar a mão de obra de nossa população. Com estrutura e mão de obra qualificada, fica mais fácil de trazer novas empresas e criar empregos para nossa população.
Em cidades como Piracicaba e Iracemápolis foram criados materiais para divulgar as cidades e receberem empresas como Hyundai e Mercedes-Benz, respectivamente. Primeiro é preciso arrumar a casa, torná-la atrativa, para então receber novas indústrias.

Outros candidatos
O jornal O Verdadeiro entrou em contato com candidatos à Prefeitura de Rio das Pedras Leonel de Souza (Avante) e Marcos Buzetto (Republicanos) e seus respectivos assessores, mas até o fechamento da edição não obteve resposta.

Compartilhe:

899-A-unidade-oferece-25-vagas-para-o-curso-superior-de-tecnologia-em-Alimentos-25-para-Biocombustiveis-e-50-para-Gestao-Empresarial-Divulgacao-1068x1486

Fatec Piracicaba abre inscrições para vestibular

Estão abertas as inscrições para o vestibular da Fatec Piracicaba referente ao segundo semestre de 2025. Os interessados podem se inscrever até as 15h do dia 6 de junho por meio do site www.vestibular.fatec.sp.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e o pagamento deve ser efetuado após o preenchimento...
Entulho

Cetesb já aplicou 12 advertências e cinco multas à Rio das Pedras por descarte irregular

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) já aplicou 12 advertências e cinco multas à Prefeitura de Rio das Pedras pelo descarte irregular de resíduos sólidos (domiciliares, hospitalares, entulho etc.). Nos últimos cinco anos foram aplicadas duas advertências e duas multas. Três dessas autuações – todas de 2024...
Imagem do WhatsApp de 2025-04-16 à(s) 17.59.26_0fec713d

Trabalhadores de programa social reclamam a falta de EPI

Alguns beneficiários do Programa Bolsa Família Rio-pedrense – programa social também conhecido como Frente de Trabalho – reclamam das condições de trabalho oferecidas pela Prefeitura. Com medo de perder o benefício por retaliação, os trabalhadores procuraram por Jhonny Casarin, uma liderança popular que costuma falar nas redes sociais sobre acontecimentos...