O tema da entrevista com os candidatos à Prefeitura de Rio das Pedras é a respeito da saúde. O tema é sempre um dos mais controverso. É difícil ver pacientes SUS satisfeitos com o atendimento recebido. Isso, por muitas vezes, motivado às dores que se sentem no momento, pode se passarem situações que podem custar uma vida.
Para entender quais projetos cada candidato tem para o setor, o jornal O Verdadeiro encaminhou três perguntas para cada pretendente à cadeira do Executivo. A candidata a prefeita Vanessa Botam (PL) respondeu aos questionamentos. Confira a seguir:
Como você avalia as políticas públicas de Rio das Pedras voltadas à educação?
A saúde de Rio das Pedras está na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), respirando com ajuda de aparelhos. Até quando nossa população precisará ir à Piracicaba para buscar atendimento? Se precisa de pronto socorro, vai para Piracicaba. Se quebrou o pé, vai no COT (Central de Ortopedia e Traumatologia). Até quando isso vai continuar acontecendo.
Por diversas vezes, enquanto vereadora, recebi reclamações de pacientes sobre a demora no agendamento de consultas e exames. Quantas vezes tive que entrar em contato com meus deputados para solicitar apoio em busca de agendar um procedimento ou até mesmo para conseguir uma vaga de emergência para um paciente que estava no pronto socorro de Rio das Pedras e que necessitava de transferência para receber o atendimento adequado?
É preciso ter gestão. É preciso ter responsabilidade com o dinheiro público e aplica-lo em benefício para toda a população.
O que pode ser feito para melhorar o setor na cidade?
Eu garanto: faremos um novo e moderno pronto socorro municipal, com atendimento de pediatria 24 horas. O terreno onde era o pronto socorro e que foi destruído é particular, mas o município dispõe de várias áreas que permitem a construção do pronto socorro municipal.
Nossa população merece qualidade no atendimento. Para isso, iremos implantar o sistema de atendimento onde faremos a confirmação de consultas e assim reduzir o número de faltas aos agendamentos. Os exames realizados não serão mais perdidos, pois teremos um sistema digital o qual o médico terá acesso a toda ficha e exames realizados pelo paciente.
A farmácia municipal tem que atender a todos de forma igual, sem privilegiar uns ou outros. O planejamento passa por acompanhar o estoque de medicamentos via sistema para comprar o necessário antes que acabe e não depois. Há pacientes que fazem uso contínuo de medicamentos, retiram eles todos os meses. Como é possível deixar faltar esses medicamentos que já há previsão de consumo? Além disso, tenho um projeto para que a farmácia municipal fique aberta até o meio dia de sábado e domingo.
Como viabilizar essas melhorias?
Para o novo e moderno pronto socorro municipal, por exemplo, já tenho acertado com meus deputados parceiros que irão destinar emendas para a construção e equipamentos. Mais uma vez, garanto, o pronto socorro será feito.
Além de contar com o apoio dos deputados e buscar recursos por meios dos programas governamentais, é preciso ter gestão financeira e administrativa. Podem me chamar de visionária, mas é possível criar uma clínica para exames de especialidades, com aparelhos de ultrassom, tomografia, ressonância, mamografia digital entre outros. Me reuni com fornecedores desses equipamentos. O custo dos aparelhos é menor do que o que foi gasto com festas neste ano.
Não estou dizendo que não se deve fazer festas. Eu amo festas e vou trazer de volta o nosso rodeio. Mas é preciso estabelecer prioridades, ter gestão responsável. Para mim, a prioridade é saúde, educação e abastecimento de água. Contudo, todo o restante irá acontecer e bem feito.
Outros candidatos
O jornal O Verdadeiro entrou em contato com candidatos à Prefeitura de Rio das Pedras Leonel de Souza (Avante) e Marcos Buzetto (Republicanos) e seus respectivos assessores, mas até o fechamento da edição não obteve resposta.