Os associados do Clube dos Veteranos de Rio das Pedras se reuniram, neste sábado (19) para comemorar os 35 anos de fundação. Familiares e amigos participaram da festa para celebrar a data no salão do Clube da Painco. A mesa de frios e salgadinho, chopp, refrigerante e batidinha completaram a confraternização.
Durante o evento, Ivana, Lú, Noeli e Elza fizeram uma homenagem à Pedro Defavari pela organização da comemoração de 35 anos do Clube dos Veteranos e todas as outras festas realizadas pelo grupo. “Gostaríamos de te agradecer por tudo o que fez e faz pelo Clube dos Veteranos. A sua dedicação, disposição, seu trabalho diante deste grupo de homens não tem preço. Estamos aqui para dizer o quanto você é importante”, disseram.
Lembraram ainda das palavras de Pádua, que afirmava que ser líder é alegrar com alegria daqueles que conquistam suas metas, ter brilho da alegria de ver o sonho de todos realizado.
“Líder é aquele que cuida do presente enquanto cria um futuro melhor. É necessário ser coerente, ético e justo. E estas palavras fazem jus à você, Pedro Luis Defavari. Muito obrigada por cada encontro que você organiza com tanto esmero, situações onde reunimos todas as famílias, desfrutando de momentos tão prazerosos. Como você sempre diz, uma brincadeira que deu certo”, completaram.
O grupo destacou ainda que a ideia de criar o time proporcionou a oportunidade do privilégio de criar laços que transcendem a amizade, conecta a todos como se fossem uma grande família.
História
No dia 23 de outubro de 1989, Pedro Defavari selecionou 17 pessoas para montar um time de veteranos em Rio das Pedras. O objetivo não era reunir os melhores jogadores da cidade e sim quem pudesse agregar ao projeto que estava nascendo.
“Escolhi não necessariamente por serem craques de bola. Queria pessoas que pudessem nos ajudar a construir alguma coisa. Não queria boleiro, queria gente”, recorda Pedro Defavari, idealizador do Clube dos Veteranos de Rio das Pedras.
A ideia deu muito certo. O Clube dos Veteranos se tornou muito maior do que apenas um time de futebol. Ao longo de sua história, o grupo conquistou mais do que títulos dentro de campo.
Logo no primeiro ano de fundação, o Veteranos trouxe para Rio das Pedras sete ex-jogadores da seleção brasileira para uma partida em homenagem aos ex-jogadores rio-pedrenses bicampeões da Ituana, em 1953 e 54. Estiveram no Estádio Municipal Massud Coury, o Campão, os consagrados Dadá Maravilha, César Maluco, Edu Jonas, Zé Maria, Amaral, Luís Pereira e Chicão.
Outra grande celebração ocorreu em 2001, quando a direção dos Veteranos trouxe algumas lendas da Academia de Futebol do Palmeiras das décadas de 1960 e 70. Naquele dia estiveram em Rio das Pedras craques como Leivinha, Edu Bala, Barbosa, Pires, Esquerdinha e Rosemiro.
Além do futebol, o Veteranos se propôs a formar uma grande família. Mulheres e filhos dos membros sempre estiveram presentes nos eventos de confraternização. O grupo também realizou viagens, homenagens e ações sociais.
“O fundamental para nós é que nossos integrantes sejam ‘gente’, no melhor sentido da palavra: um ser humano que saiba os seus limites e os do próximo, que saiba respeitar para ser respeitado, dentro e fora do clube”, afirma Pedro Defavari.
Sonho realizado
Na festa de comemoração dos 10 anos dos Veteranos, o membro Antonio de Padua Rodrigues apresentou a proposta para a compra de uma gleba no bairro Haras Taquaral, próximo ao Clube dos Cavaleiros. “Estávamos no churrasco (de comemoração) e o Padua falou do terreno. Saímos de lá com mais algumas pessoas para ver a área. Viemos e nos encorajamos a comprar”, conta Pedro Defavari.
O terreno de 105 mil metros quadrados foi comprado por 22 membros. Cada um ficou com uma área de chácara com 2 mil metros quadrados, dispostas no entorno do campo. Todas as obras estruturais do campo e sede foram custeadas com recursos provenientes das mensalidades dos associados.
Hoje, o clube conta também cancha de bocha, campo de malha, vestiários, estacionamento, poço artesiano, além do campo e sede com área de churrasqueira.