Helinho Zanatta será prefeito da terceira cidade diferente em 24 anos

Helinho Zanatta será prefeito da terceira cidade diferente em 24 anos

Aos 61 anos, Helinho Zanatta (PSD) foi eleito prefeito de Piracicaba com 53,61% dos votos válidos no 2º turno, neste domingo (27). O político assumirá, em 2025, a terceira cadeira diferente de prefeito, pois já tinha ocupado o cargo em Charqueada e São Pedro.

Nascido em Piracicaba no dia 13 de março de 1963, o Helio Donizete Zanatta é empresário do agronegócio. É casado e filho de agricultores. Ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), declarou patrimônio de R$ 46 milhões. O valor, segundo o prefeito eleito, se refere, principalmente, a uma herança recebida.

Zanatta foi prefeito de Charqueada por dois mandatos, entre 2001 e 2008. Depois, se candidatou a prefeito de São Pedro, exercendo o cargo por dois mandatos, no período entre 2013 e 2020.

Em 2022, ainda foi eleito deputado estadual com 77.550 votos. Atualmente, é o 3º vice-presidente no biênio 2023-2024 na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Também atua como vice-presidente da Comissão de Atividades Econômicas e como coordenador da Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista (Frencoop-SP).
Atua como vice-presidente da Comissão de Atividades Econômicas e como coordenador da Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista (Frencoop-SP).

Prioridades
Helinho Zanatta chega pela primeira vez à chefia do Executivo em Piracicaba. Além de elencar a resolução do problemas de abastecimento de água e reduzir as filas na saúde como prioridades ‘zero’, ele afirmou que vai desburocratizar a máquina pública e espera contar com o apoio da Câmara para dar celeridade a medidas urgentes.

“A primeira prática será o Poupatempo da Saúde, a contratação de médicos, sem esquecer do problema da água. Isso será prioridade zero. As demais, vamos trabalhar dentro do possível, nas reformas administrativas, na nova forma de fazer gestão, na desburocratização da máquina no sentido de dar celeridade ao cidadão que precisa dos licenciamentos, das urgências, das emergências para que as pessoas possam gerar emprego, gerar renda. Tenho certeza de que, junto com a Câmara, vamos ter celeridade. Vamos buscar recursos extra orçamentários antes do final do ano, na virada exatamente, que é quando se faz orçamento para 2025”, disse.

Eleição
O resultado representa uma virada em relação ao primeiro turno, quando Helinho teve 54.298 votos (26,59% do total), ante 73.075 de Barjas – o que representa 35,78% do total. No segundo turno Helinho Zanatta obteve 106.399 votos (53,61%) contra 92.069 votos (46,39%) de Barjas Negri.

“O eleitor entendeu a proposta. A partir de agora, junto com o Deputado Alex Madureira, que nos apoiou do PL, que veio para o segundo turno. O meu vice-prefeito, Sergio Pacheco, toda equipe de vereadores da Câmara que junto ao grupo nosso elegeu praticamente 17 dos 23 vereadores. Isso dá governabilidade. Todos juntos vamos trabalhar. O eleitor entendeu a proposta e [pensou] que é a oportunidade de que precisamos para fazer uma política de resultados, para trazer eficiência na administração pública e acolher o servidores e para fazer um governo aberto, ouvindo a sociedade.
Eleitor desejou mudança, avalia Helinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas