A vereadora Vanessa Botam destinou todo o recurso disponível para sua emenda impositiva destinada à infraestrutura para a reforma do Centro Médico de Especialidades Dr. Francisco Gorga Filho. A decisão foi tomada após a parlamentar tomar conhecimento das condições estruturais do prédio.
Pacientes e funcionários da unidade de saúde encaminharam fotos para Botam mostrando paredes emboloradas e goteiras desde a recepção até salas de médicos e arquivo de documentos. Em cima de alguns papeis, onde ao lado é possível ver se tratar de arquivo da Farmácia Municipal, um rato foi flagrado.
“É um absurdo ver um local que deveria tratar da saúde da população estar nessas condições, com goteiras e umidade, com ratos passeando pelo principal setor de atendimento da saúde em nosso município (em média, 350 pessoas são atendidas diariamente na unidade). Quando jovem, meu irmão quase morreu por leptospirose, sei do perigo da doença. E, nas fotos, vemos um rato andando entre documentos. Será que também não anda por meio dos medicamentos e demais itens entregues para a população?”, questiona Vanessa Botam.
A situação do Centro Médico também chamou a atenção da EPTV, emissora afiliada da TV Globo. A reportagem esteve no local e mostrou o estado crítico de diversos pontos do teto, com goteiras, infiltrações e bolor. Além disso, a matéria mostra outros problemas derivados da falta de manutenção, como banheiro quebrado e o bebedouro que não funciona. Do lado de fora, parte do cimento no estacionamento cedeu, formando buracos ao longo do alambrado, que também caiu. Na calçada, o mato começa a tomar conta, indicando que a manutenção também está em falta por ali.
Problema antigo
Não é de hoje que o Centro Médico de Especialidades enfrenta problemas estruturais. Em outubro de 2023, a reportagem do jornal O Verdadeiro esteve no local após denúncias feitas por pacientes da unidade. Na ocasião já havia sinais de infiltração na rampa de acesso aos consultórios. Bolhas na pintura indicavam umidade nas paredes.
O prédio, que há décadas era um hotel, foi adaptado em 1999 para abrigar uma unidade de saúde. Passados 25 anos, a estrutura apresenta as mesmas caraterísticas originais, como telhados e canteiros internos.
Resposta
À EPTV, o secretário de Saúde, Daniel Gonçalves, informou que um processo de licitação será aberto para reforma do prédio. “A última reforma foi feita provavelmente em 2010. Então, de lá para cá, outras gestões não fizeram reformas. A licitação será aberta agora em dezembro para reforma do prédio”, disse o secretário.
Já a reportagem do jornal O Verdadeiro questionou sobre o processo licitatório. Daniel Gonçalves afirmou que o processo está sob o número 3811/24, de 7 de agosto de 2024. Mas, em pesquisa junto ao Portal da Transparência da Prefeitura, nenhum processo em referência ao número passado foi encontrado.
Perguntado pela emissora de televisão sobre o porquê da atual gestão, ocupada há quatro anos, também não ter realizado a reforma do local, Daniel disse que foi dada preferência para a reforma das escolas. Porém, nas chuvas recentes, várias escolas também apresentaram goteiras [veja na reportagem desta edição do Verdadeiro].