Áriston Batista é selecionado como agente territorial de cultura

Áriston Batista é selecionado como agente territorial de cultura

Ator, produtor e especialista em escrita cultural, Áriston Batista foi selecionado como Agente Territorial de Cultura. A seleção, feita por meio de edital de chamamento público dos institutos federais parceiros do Minc (Ministério da Cultura), escolheu pessoas físicas com conhecimento acerca das dinâmicas culturais e territoriais de suas comunidades. No âmbito do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, os Agentes Territoriais de Cultura receberão formação continuada, realizarão mapeamento participativo, comunicação e mobilização social em seus territórios.

O Agente Territorial de Cultura atua como um articulador local para fortalecer a conexão entre as políticas culturais do Ministério da Cultura (MinC) e as comunidades. Suas funções incluem mapear iniciativas culturais, promover a inclusão social, desenvolver planos de ação cultural, apoiar projetos e divulgar informações sobre oportunidades de fomento e formação cultural.

São 601 pessoas selecionadas em todas as regiões do país. A região Sudeste conta com 203 agentes, enquanto que o Sul tem 103, mais 64 no Note, 56 no Centro-Oeste e 175 agentes no Nordeste. O processo de seleção avaliou critérios como conhecimento das dinâmicas culturais e territoriais locais, experiência em articulação cultural e engajamento comunitário. Cada agente vai receber formação continuada, por meio de cursos exclusivos que serão oferecidos pelos Institutos Federais, e realizar atividades de mapeamento participativo, comunicação e mobilização social dentro de seus territórios.

Os Agentes Territoriais de Cultural serão a ponte entre artistas locais e o Ministério da Cultura. “A conexão se dará através da articulação em rede, apoio técnico e promoção de editais de fomento. Os agentes territoriais atuam como mediadores, atendendo às demandas locais ao MinC e implementando ações estratégicas nos territórios, como mobilizações culturais, mapeamento sociocultural e orientação para o acesso às políticas públicas”, explica Áriston Batista.

Entre as ações que podem ser facilitadas pelos Agentes está o acesso a editais de fomento direto, como ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), Lei Paulo Gustavo e PNAB II (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), bem como capacitações, apoio na elaboração de projetos e incentivos para fortalecer cadeias produtivas locais e iniciativas comunitárias. “Além disso, há maior visibilidade para ações culturais e oportunidades de networking”, completa.

O trabalho do Agente Territorial de Cultura em Rio das Pedras já começou. Áriston se dispôs a auxiliar artistas e ONG na elaboração ou aprimoramento do projeto já escrito para inscrição junto a Lei Aldir Blanc – cujo prazo se encerra nesta sexta-feira (6).

Outras atividades estão programadas para serem desenvolvidas. “Vamos realizar o Fórum Municipal de Cultura para ouvir a demanda dos municípios. Vamos também elaborar planos de ação cultural nos territórios, fazer o mapeamento sociocultural para identificar iniciativas e demandas locais, mobilização e capacitação do setor cultural para editais de fomento, produção de conteúdos de comunicação para divulgar ações culturais e a participação em redes colaborativas junto aos Comitês de Cultura estaduais”, conta Áriston.

Quem é Áriston Batista

Áriston Batista é ator (DRT/SP – 31.100), produtor cultural e especialista em escrita cultural. Iniciou sua carreira artística em 1997 e possui formação em teatro pelo Senac e Sesi Piracicaba. Ele também cursa Produção Cultural pela Uniasselvi.

Com vasta experiência em gestão e produção cultural, Áriston já trabalhou em grandes instituições como a Cia La Mínima Circo-Teatro e o Instituto Feira Preta. Fundador da Áriston Produções, é conhecido pela organização de eventos como o “Riso na Praça” e o “Afrorio”.

Áriston já aprovou mais de 30 projetos culturais em leis de incentivo. Atua como parecerista em editais culturais nacionais e atualmente é captador de recursos no Instituto Afropira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas