Rio das Pedras tem onda de furtos de hidrômetros

Uma ou duas pessoas caminham por uma rua deserta, agarram o hidrômetro e puxam até arrancá-lo do cavalete de água. Depois disso vão embora tranquilamente, sem serem incomodados. Esse é o padrão das ações dos bandidos que têm furtado hidrômetros de residências e comércios de Rio das Pedras.

Situação semelhante aconteceu e foi registrada por câmeras de vigilância em vários pontos da cidade, como nos bairros São Cristóvão e Centro. De acordo com o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), apenas nesta semana foram realizadas cinco reposições de hidrômetros furtados.

“Passaram na rua e viram a água jorrando do cavalete de minha casa. Quando vimos, o hidrômetro tinha sido roubado. Fiz o boletim de ocorrência, só que, infelizmente, se não pegar em flagrante não tem como fazer nada. Por isso, eles (GCM) pedem para fazer o boletim de ocorrência para que, na hora que pegarem eles (ladrões), ter muitos casos para tentar segurar preso”, conta uma das vítimas.

“Se tem quem rouba é porque tem quem compra o material derretido. O bronze é usado para várias coisas e isso virou uma forma de pagar as contas”, suspeita outra vítima.

Os casos já chegaram à delegacia de Polícia Civil. “Estou ciente dos crimes e subtrações, as investigações estão sendo feitas para identificar os agentes”, disse o delegado Dr. Mauro Arthur, que afirmou não poder divulgar mais detalhes para não atrapalhar as investigações.

Já o comandante da Guarda Civil Municipal, Antônio Gianino, garantiu que o patrulhamento nos bairros foi intensificado. “Se suspeitar de algum indivíduo em atitude suspeita, ligue para a GCM pelo telefone 3493-1550 ou 153 e passar as características que uma viatura vai até o local”, explica Gianino.

“A responsabilidade pelo hidrômetro é da pessoa (proprietário do imóvel), que precisa ir ao SAAE para comprar um novo hidrômetro. O que a pessoa pode fazer é instalar uma grade para dificultar a ação do indivíduo que queira roubar. O proprietário compra o hidrômetro e nós fazemos o conserto sem cobrar nada”, orienta Laércio Rossi, superintendente do SAAE.

Caso o furto ocorra durante a noite ou no final de semana o SAAE mantém as equipes de plantão todos os dias, das 7 às 16 horas. Há equipes de plantão também fora destes horários, para casos de rompimento de casos e vazamentos emergenciais. O telefone de contato do SAAE, inclusive durante os plantões noturnos e aos finais de semana é o 3493-6492.

Prisão em flagrante

Na tarde desta quinta-feira (5), a Polícia Civil efetuou a prisão em flagrante de um suspeito de posse de dois hidrômetros furtados na madrugada de quarta para quinta-feira. O indivíduo seria o comprador dos itens roubados.

Compartilhe:

ArtigoDelRodrigues

“Mesmo sem palco, a cruz foi carregada”

Este ano estive mais uma vez com minha câmera entre as cenas e os bastidores da encenação da Paixão de Cristo. A apresentação aconteceu sábado (06/04) e hoje ocorre as 19h00 no Espaço do Burim. O texto a seguir é uma homenagem a todas as pessoas que, mesmo diante dos...
Cerca de 2 mil pessoas prestigiaram a apresentação. Fotos: Del Rodrigues

Paixão de Cristo mais uma vez emociona público

Por até parecer chato e repetitivo, mas sim! O Teatro da Paixão de Cristo de Rio das Pedras voltou a emocionar ao público. Por mais que o roteiro seja conhecido há 2 mil anos, novas passagens foram reunidas e um singelo toque fez toda a diferença: a amizade. Na encenação,...
Abril traz primeiro dos grandes feriadões de 2025

Abril traz primeiro dos grandes feriadões de 2025

O ano de 2025 pode ser de alegria para trabalhadores CLT e de preocupação para empresários e comerciantes. Isso porque o calendário é recheado de feriados e possíveis emendas. Dia primeiro de janeiro (quarta-feira) trouxe a Confraternização Universal. Entre 3 e 5 de março (de segunda à quarta-feira) foi Carnaval,...