Klabin inaugura segunda unidade em Piracicaba

Governador Tarcísio inaugura nova unidade da Klabin em Piracicaba. Foto: Alex Calmon

Com investimento de R$ 1,6 bilhão, a Klabin inaugurou nesta quinta-feira (27) sua segunda unidade em Piracicaba. A unidade, em operação desde abril do ano passado, tem capacidade de produção de 240 mil toneladas de papelão ondulado por ano, que é utilizado em embalagens, produtos estratégicos para as cadeias de armazenamento e logística. Além de estimular o crescimento econômico regional, irá gerar 425 empregos diretos.

A empresária Vanessa Botam representou Rio das Pedras no evento, que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do presidente da Assembleia Legislativa deputado André do Prado, deputado estadual Alex Madureira, o prefeito de Piracicaba Helinho Zanatta entre outras autoridades.

“O dia de hoje pode ser traduzido em três palavras: orgulho, gratidão e esperança. Temos orgulho da Klabin aqui no estado de São Paulo, agradecemos por acreditarem no nosso estado, sabemos que muita coisa boa vai desta fábrica”, celebrou o governador Tarcísio de Freitas.

Vanessa Botam representou Rio das Pedras no evento. Foto: Alex Calmon

A empresa é produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis no setor. A nova fábrica é amplamente digitalizada e automatizada, com ganhos de produtividade, eficiência e sustentabilidade para ampliar a capacidade de conversão de papéis em embalagens.

“Conseguimos reunir neste projeto o que há de mais moderno em termos de tecnologia para entregar, com ainda mais eficiência, as melhores embalagens aos nossos clientes. Além disso, a localização da Unidade em um grande centro consumidor do Brasil confere à Klabin uma vantagem logística relevante, que agiliza a distribuição para clientes de diversas regiões do País. A Unidade Piracicaba II representa um marco na história da Klabin e no setor de embalagens”, comentou Cristiano Teixeira, diretor-geral da Klabin.

A fábrica está instalada em um terreno de mais 1 milhão de m², com uma área construída de mais de 100 mil m². No espaço, estão operando duas onduladeiras de 2,8 metros de largura, com velocidade de 450 metros por minuto, e nove impressoras de última geração.

A unidade conta com um estoque de papel com capacidade para 6 mil bobinas – o equivalente a 15 mil toneladas – e possui 16 docas de carregamento na expedição, que funcionam simultaneamente. Um sistema totalmente automatizado para montagem e saída de paletes, otimizando a logística e proporcionando maior eficiência operacional.

Entre os destaques em tecnologia está um estoque vertical, pioneiro na América Latina, com capacidade de armazenar 2,3 milhões de m³ de chapas de papelão ondulado (equivalente a 1.100 toneladas). Este número representa o consumo médio de 30 horas das impressoras.

Compartilhe:

Foto: Agência Brasil/EBC

Indústria cai 0,1% em fevereiro e soma 5 meses sem crescimento

A produção da indústria brasileira recuou 0,1% de janeiro para fevereiro, variação que pode ser considerada como estabilidade. No entanto, significa também que a indústria atinge a marca de cinco meses seguidos sem crescimento, período em que soma perda de 1,3%. Em janeiro, a produção industrial tinha apresentado variação nula...
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais

Começam a valer nesta terça-feira (1º) as novas regras para a emissão eletrônica de notas fiscais por Microempreendedores Individuais (MEIs) que compram ou vendem produtos. Algumas das mudanças estão relacionadas à necessidade de atualização de dados e códigos no sistema. As novas regras valem para as emissões de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)...
denguess

Rio das Pedras tem 10 casos confirmados de dengue

A Secretaria da Saúde de Rio das Pedras emitiu, nesta terça-feira (1), boletim epidemiológico a respeito dos casos de dengue confirmados no município este ano. Nesta semana foram confirmados quatro novos casos, com total de dez em 2025. Ao todo são mais de 200 casos notificados, sendo dez confirmados, 59...