MISSÃO
Levar informação aos leitores, ouvindo sempre todos os lados da história para conquistar cada vez mais credibilidade. Aos anunciantes, agregar essa credibilidade ao produto e dar maior visibilidade aos clientes.
VISÃO
Continuar a ser referência como meio de comunicação em Rio das Pedras, Saltinho e demais cidades pequenas, assim como já é no veículo impresso e agora nos meios digitais.
VALORES
Ética, compromisso com a verdade, criatividade, inovação, profissionalismo, justiça, interação e transparência.
Jornal o Verdadeiro se orgulha de fazer parte da história de Rio das Pedras, Saltinho e Mombuca
Ao observar a necessidade da criação de um veículo de comunicação que desse voz à população rio-pedrense, em março de 1999 o empreendedor Ataualpa Calmon – formado em Comunicação Social e Administração – fundou o jornal o Verdadeiro, semanário noticioso com circulação em Rio das Pedras, Saltinho e Mombuca. Junto de sua esposa Claudia Garcia, socióloga, trabalhou para que se formasse um jornal isento, ético.
Como toda pequena empresa, seu começo não foi fácil. Em um formato moderno para a época, em tabloide, com textos de leitura rápida e informações completas, pouco a pouco foi conquistando seu espaço.
Com sua estrutura familiar e apoio de importantes pessoas que fizeram a história acontecer, o jornal se consolidou. Seu fundador, Ataualpa Calmon, costumava dizer: “quando trabalhamos com verdade, capricho e preço justo, ninguém tem força para nos derrubar”. E as tentativas não foram poucas.
Essencialmente político, o jornal sempre mostrou compromisso com a verdade e os fatos com a maior clareza possível. O Verdadeiro teve participação ativa em disputas eleitorais, com informações precisas para os leitores, auxiliando no entendimento de projetos e programas de governo.
Mais do que isso, o jornal sempre fez questão de participar do cotidiano das cidades atendidas, em especial Rio das Pedras. A população se via no jornal e tem espaço aberto para suas manifestações, seja por meio de artigo, denúncias, reclamações e até elogios a assuntos relacionados ao dia-a-dia da cidade. Seja por meio de felicitações de aniversários, casamentos, registros de festas e eventos, o Verdadeiro é vitrine para todos os leitores.
Vitrine essa muito bem utilizada por anunciantes, que têm possibilidade de estar mais perto de seus clientes por meio do jornal. Promoções e ofertas, o conhecimento de marcas e reforços de conceitos fazem do Verdadeiro um excelente veículo de comunicação. Mesmo em tempos de redes sociais, vincular um produto a uma mídia de credibilidade faz toda a diferença na hora de vender.
Com o passar dos anos, a procura pelo Verdadeiro cresce, assim como a qualidade de impressão do jornal. Por anos o jornal foi impresso numa gráfica em Itu por conta de sua qualidade na impressão, detalhes nas cores que agradavam aos anunciantes. Para a equipe do Verdadeiro, o resultado compensava os 120 km (ida e volta) na Rodovia do Açúcar, que na época era perigosa, sem acostamento e com grande fluxo de caminhões.
O jornal viu e acompanhou de perto a vida florescer nas cidades, as viu crescer. Em Rio das Pedras acompanhou o final do governo de Victório Cezarino, a gestão de Antônio Costa Galvão, Marcos Buzetto, Dr. Júlio, Carlos Defavari e de novo Buzetto. Já em Saltinho testemunhou o prefeito Wandinho, Grilo, Carlos Lisi e Helinho Bernardino.
Desde sua criação, o Verdadeiro mantém o objetivo de informar, ter compromisso com a verdade sem perder seu foco: a confiança da população e dos anunciantes para com o jornal.
Com o falecimento do fundador Ataualpa Calmon em julho de 2015, seu filho – o jornalista Alex Calmon – assumiu a direção do jornal O Verdadeiro com a difícil missão de manter o alto padrão noticioso de modo a atender aos anseios da sociedade. Desde então o trabalho tem se fortalecido.
De parte do jornal o Verdadeiro só há gratidão à Rio das Pedras, Saltinho, Mombuca por fazer parte de sua história. De sentir o respeito do leitor ao receber cada edição. De ver na porta da casa ou na praça um grupo comentando notícias e anúncios da semana há mais de 25 anos. Continuaremos trabalhando sob o compromisso com a verdade e a satisfação de ter uma ligação de amizade com sua família.
O jornal O Verdadeiro ultrapassou a impressionante marca de 1200 edições impressas do semanário noticioso. Além de passar por mais de mil semanas, ou por mais de 25 anos, registrando os acontecimentos de Rio das Pedras, Saltinho e Mombuca, se manteve atual desde o nascimento. Em 1999 o formato escolhido para o jornal foi o tabloide por ser dinâmico, de fácil leitura com textos objetivos. A logomarca inicial era uma antena, para mostrar sua conexão com o mundo. Anos depois, a letra “V” do Verdadeiro se tornou assertivo para mostrar o compromisso com os fatos.
Agora, as mais de 1200 edições levam o jornal a um novo ciclo, ressaltando o “V” da verdade dos acontecimentos, mostrando da melhor forma possível todos os lados. A cor original azul, que simboliza a confiança, sabedoria, inteligência e verdade, agora tem a companhia da cor laranja que representa entusiasmo, criatividade, determinação e sucesso.
Um novo ciclo que alia a tradição do jornal impresso com o dinamismo da internet e redes sociais. Nos meios eletrônicos, o Verdadeiro chega às mãos do leitor por ferramentas como o WhatsApp, site próprio, páginas no Facebook e Instagram, além do YouTube.
A missão segue de informar com credibilidade, compromisso com a verdade com velocidade e dinamismo. A notícia chega no tempo em que acontece, com ainda mais participação do leitor, com interação, fazendo com que o jornal seja ainda mais do povo.
Aos anunciantes, o benefício de vincular sua marca a um veículo de credibilidade continua ainda mais forte. A distribuição do jornal físico continua como antes, com a entrega domiciliar e tiragem mínima de 4 mil jornais entregues atualmente em Rio das Pedras. Com a mídia digital, o alcance cresce sobremaneira. Os leitores do jornal são os consumidores dos anunciantes. A proposta é ser o principal veículo de comunicação também no mundo digital, assim como já é na versão impressão.
Aos leitores, o convite para participar ainda mais da história de sua cidade, dando opinião, sugestões, apresentando críticas e elogios. A equipe do jornal o Verdadeiro acredita que só é possível tornar uma sociedade mais Justa e Perfeita com a participação de todos, de forma democrática e saudável, sem agressões gratuitas ou disputas baseadas em ego e não no bem comum.