Estudantes que moram em uma área rural de Rio das Pedras ficaram sem transportes para ir á escola nesta quarta-feira (28). A chuva provocou um lamaçal na estrada de terra que leva aos sítios e chácaras da região e os ônibus do transporte escolar não conseguiram chegar para buscar os alunos. Segundo os moradores, a situação é recorrente em períodos de chuva.
A estrada fica no meio de um canavial e não há movimento nas imediações, o que dificulta pedidos de ajuda quando algum veículo atola no trecho. A produção da EPTV esteve no local e não conseguiu concluir o percurso pelo risco de ficar com o carro parado na lama. Foi necessário fazer um trajeto maior através do distrito de Tupi, em Piracicaba, para chegar até os moradores afetados pelo problema.
“Só chover que fica assim. Ontem, [o transporte escolar] veio só um pedaço do caminho. Agora hoje, depois da usina para cá não passa mesmo”, conta a sitiante Raquel Assalin. Filha dela, a estudante Raíssa Assalin, que não conseguiu ir até a aula, revelou que essa é a semana de provas em sua sala.
“Semana retrasada também foi na escola só segunda e terça, igual essa semana. O resto da semana não vai”, acrescenta Raquel.
“A gente fala pra Prefeitura de Rio das Pedras fazer e eles falam que vem ver e não faz. Então, a parte que eu consigo bancar eu banco, que é um quilômetro e meio, mais ou menos. Depois não dá, meu bolso não aguenta […] É um sacrifício pra sair. Porque é um sítio longe do outro, então o ônibus escolar não vem”, lamenta o sitiante Rodrigo Assalin.
“É horrível a estrada aqui. Criança não vai pra escola, funcionário não dá nem pra vir da onde mora por causa dos buracos, barro […] Quando é chuva não tem nem como passar. Trator não passa, trator também não vai”, conta a auxiliar de escritório Mayara Cardoso.
Prefeitura aguarda pausa nas chuvas
A Prefeitura de Rio das Pedras disse que as estradas rurais ficam com acesso mais difícil em épocas de chuva e que passam por manutenção, mas que isso depende da melhora no tempo.
“A previsão do tempo é que a chuva dê uma pausa na semana que vem quando a manutenção terá inicio”, informou, em nota.
*Matéria do G1 Piracicaba