A Raízen anunciou a suspensão das atividades da Usina Santa Helena, unidade em Rio das Pedras da empresa integrada de energia. Com início nesta sexta-feira (4), o período da suspensão é de dois anos. De acordo com nota divulgada, o objetivo é otimizar a atuação e produção da Raízen no Polo Piracicaba, “reduzindo a capacidade ociosa das unidades produtoras”. A unidade da multinacional em Capivari passa por processo semelhante há mais de dois anos.
Fundada em 1951, a Usina Santa Helena foi comprada pela Joint Venture COsan x Shell – a Raízen – em 2011. Com 71 anos de atividades, encerra um ciclo com grande parte de seus colaboradores – de acordo com a empresa – absorvidos pela companhia. Em nota, a Raízen agraddece a todos os funcionários desligados por seu tempo de trabalho e dedicação, garantindo que cumpre integralmente a legislação trabalhista, mas não informou a quantidade de postos de trabalho que serão fechados com a desativação. “Pacotes de compensação foram negociados junto aos sindicatos para mitigar o impacto das demissões na vida dos profissionais e colaborar com a estabilidade financeira dos núcleos familiares das comunidades que estamos inseridos”, diz a nota.
A Raízen afirma ainda que não irá diminuir sua produção ou moagem total e que irá cumprir seus compromissos com seus fornecedores parceiros. “Esta ação de hibernação é pontual e não altera o plano de expansão anunciado. A Raízen continua com o cumprimento das suas metas e segue sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País”, conclui a nota.
A empresa garante estar estruturando o melhor cenário de moagem do volume de cana entre os três bioparques do polo Piracicaba; Costa Pinto, Rafard e São Francisco.