A Câmara de Vereadores de Rio das Pedras irá disponibilizar aulas de libras para pessoas com surdez, familiares e interessados em aprender a linguagem dos sinais. A inovação será possível com a nomeação de um profissional tradutor e interprete de libras, convocado por meio de concurso público.
A introdução deste profissional entre os colaboradores da Câmara possibilitará a inclusão de pessoas com deficiência auditiva nas atividades legislativas. A partir deste ano, as sessões camarárias terão tradução simultânea por meio da linguagem de sinais.
“Com a presença do tradutor e interprete de libras em nossos quadros, iremos também disponibilizar para as famílias e ou aqueles que necessitem o aprendizado dessa forma de comunicação, para facilitar a relação entre as pessoas envolvidas”, pontuou Bé Cecote (PSB), presidente da Câmara.
“Dessa forma, as pessoas surdas que precisam aprender a linguagem, seus familiares e demais interessados, poderão entrar em contato com a Câmara Municipal de Rio das Pedras. A profissional Anne Caroline Galvão Pacheco estará à disposição para instruir e ensinar o tema, em beneficio da comunidade”, finalizou.
A Câmara levantará junto às escolas e creches a quantidade de pessoas interessados em participar do curso de introdução à linguagem de sinais. De forma paralela, aqueles que pretendem participar também podem se inscrever junto ao Legislativo para participar das primeiras turmas.