Adiado por conta de algumas obras realizadas em escolas, o início do ano letivo na Rede Municipal de Ensino acontece na próxima segunda-feira (6). Daniel Gonçalves, secretário de Educação, explicou a forma de preparação adotada para 2023.
O Verdadeiro: Como foi o planejamento para este ano letivo?
Daniel Gonçalves: Diferente dos demais anos, tivemos uma programação antecipada. Tivemos a abertura, no dia 27, com todos os professores, coordenadores e diretores do início do ano letivo. Fizemos a compra das camisetas dos uniformes com previsão de entrega para no máximo a segunda semana de fevereiro. Os kits escolares já estão comprados e aguardamos a entrega, que deve ocorrer também na segunda semana deste mês.
A escola municipal Prof.ª Ignez Brioschi Rubim e as creches Dona Octavia Pardi Schiavon e Irene Miori Zandoná passam por reformas. As demais também serão reformadas?
Todas passarão por reformas. As obras serão na parte estrutural, que envolve telhado, calhas, pintura, reforma de banheiros. Todas as salas de aula reformadas ganharão ar condicionado. Pedimos aos pais e responsáveis um pouco de paciência, porque durante todo esse ano provavelmente as escolas estarão em reforma. Então, faremos algumas mudanças para conciliar a reforma e o ano letivo.
Quanto ao kit de material escolar, do que é composto?
O kit é composto de todo material necessário para o aluno durante o ano letivo. Terá caderno, borracha, caneta, lápis, tudo que os responsáveis tinham através do cartão no ano passado foi repassado e melhorado para poder atender aos estudantes da rede pública municipal.
Haverá professores para todos os estudantes? Inclusive para os alunos especiais?
O quadro de professores estará completo. Realizamos o processo seletivo e o chamamento. Os professores que acompanham alunos especiais estarão disponíveis para os casos registrados junto a Secretaria da Educação. Durante o decorrer do ano letivo, se por ventura outras situações acontecerem, estaremos preparados para atender as solicitações.