As constantes chuvas têm castigado a zona rural de Rio das Pedras. No bairro Santa Isabel, as ruas estão com grandes valetas, pouco espaço para circulação de veículos e grandes buracos. Além do risco de acidentes, amortecedores e pneus lutam para não deixar seus motoristas na mão.
Uma das mais prejudicadas é a Rua 4, onde mora o aposentado José Antônio Leme da Rocha.
“A estrada está péssima, sem condições. Buracos que não permite sair de casa direito, senão quebra amortecedor. A situação está insuportável”, disse o morador, que afirma já ter telefonado para a Secretaria de Obras e encaminhado e-mail para o prefeito.
“Daqui uns dias voltam as aulas e os ônibus escolares não conseguirão passar por aqui. Em muitos lugares os buracos estão bem feios. Como as crianças irão para a escolas. E se acontecer algo urgente e precisar de hospital, será um sacrifício”, questionada.
José Antônio Leme sugere que a Prefeitura de Rio das Pedras tome providências semelhantes ao que o Executivo de Piracicaba: “precisa passar máquina, compactar como feito no trecho que pertence a Piracicaba. Colocaram a manta de asfalto e compactou.
Em Tupi melhorou do jeito que fizeram. Por que Rio das Pedras não faz isso? Será que o prefeito não tem condições? Nos também pagamos impostos, não somos piores do que os outros (moradores da área urbana), somos iguais”, concluiu.
Questionada, a Prefeitura informou que “por se tratar de um bairro rural com estradas de terra, ele passa constantemente por manutenções. Atualmente a estrada do Zé Leme (Rua 4) e a Rua 1 estão com obras da Prefeitura. Porém, com as chuvas fortes eventualmente os trabalhos têm que ter pausas e depois serem retomados”.
Por outro lado, o morador José Antônio Leme afirma que a última manutenção feita no bairro ocorreu há quatro anos.
Depois disso, somente a reconstrução de uma ponte que tinha sido levada pela chuva. Quanto as obras em andamento, alegadas pelo Departamento de Comunicação, o aposentado disse não ter visto nenhum maquinário da Prefeitura recentemente.
Quanto as reclamações, a orientação da Prefeitura é que sejam feitas pelo telefone (19) 3493-9490 ou pela fan page da Prefeitura no Facebook.
Nota da redação: após a publicação da matéria na versão impressa, o Departamento de Comunicação da Prefeitura enviou fotos de reparos feitos nas ruas do bairro em fevereiro de 2022.