Depois de 4 anos paralisada por conta da pandemia no Covid-19, o teatro da Paixão de Cristo voltará a ser encenado em Rio das Pedras. As inscrições para participar iniciaram no último domingo e seguem até o dia 19. Para participar, basta comparecer no ensaio.
Com apenas seis domingos até o dia da encenação, os ensaios começam já neste final de semana. “Como estamos com o tempo bem curto, os ensaios serão aos domingos, das 7h30 às 10h. O primeiro ensaio será neste domingo, que será realizado na Praça Central. Os demais ensaios já serão no Espaço Burim, local onde a peça será encenada”, explica Alex Sandro de Oliveira, diretor artístico do Grupo Teatral Paixão de Cristo de Rio das Pedras.
Os principais papéis, com os personagens mais falas, já foram selecionados. Mas ainda há vagas para personagens com falas menores, como por exemplo as criadas, companheiras de Maria.
“Nosso grupo teatral não tem placa de igreja, apesar de nos reunirmos na igreja católica. Temos outras denominações, como evangélicos e espíritas. Nosso compromisso é reviver os momentos importantes de Jesus, que viveu neste mundo. Por isso, reunimos todos os esforços e crenças para montamos esse teatro e apresentar para nossa cidade e região”, ressalta Alex Sandro.
A última encenação da Paixão de Cristo em Rio das Pedras foi realizada em 2019. “Para 2020 estávamos a todo vapor na preparação. Mas, devido a pandemia, não foi realizada. Para este ano, mesmo com o curto tempo, faremos nossa apresentação com todo carinho e amor”, conta Alex Sandro.
A realização da Paixão de Cristo conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. De acordo com o Departamento de Comunicação, o município irá arcar com os gastos de infraestrutura, que incluem arquibancada, palco, som e iluminação. Além dos voluntários e Prefeitura, empresas que desejarem apoiar a peça podem procurar por membros da comissão do teatro. “Todo apoio é bem vindo”, exclamou o diretor artístico.
“Para esse ano, devido ao curto tempo de preparo, diminuímos algumas cenas. Mas, em contra partida, temos novos atores que logo faremos a divulgação. A vida e paixão de Cristo estão sendo retratadas com muito amor e carinho”, finalizou o diretor artístico Alex Sandro de Oliveira.
Teatro da Paixão de Cristo
Em 1992, membros do grupo de jovens da Igreja do Senhor Bom Jesus apresentaram a primeira peça, com o apoio do padre Geraldo Moreira Cesar. O figurino era de papel cartão, cartolina e TNT, sem cenários ou palcos.
A peça teve vários palcos, passando pela Praça da Igreja Matriz e Estádio Municipal Massud Cury (Campão), até chegar ao Espaço do Burim. Entre 2004 e 2012 as atividades foram suspensas.
“Com o apoio da sociedade, do comércio, de empresas e do poder público é possível que este espetáculo aconteça. Contamos também com apoio de diversas pessoas, e claro, do próprio elenco, que trabalha de forma voluntária em prol do teatro”, relata Alex Sandro.
Neste ano o Grupo Teatral completa 32 anos e irá realizar a 22ª apresentação. Para a entrada na apresentação são arrecadados alimentos que são doados para famílias necessitadas da cidade. Essa ação é feita em parceria com os Vicentinos e o Fundo Social de Solidariedade do município. O teatro também é inclusivo, tendo em seu elenco pessoas com limitações físicas e mentais, além de todas as classes sociais e crenças.
Serviço
Encenação da Paixão de Cristo
Dias 1 e 2 de Abril
No Espaço Burim, entre a
Avenida dos Operários e
Rua Moraes Barros