A 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) teve início nesta quarta-feira (15), com a posse dos 94 parlamentares escolhidos para representar população paulista nos próximos quatro anos. Na sessão solene, cada deputado e deputada prestou seu compromisso com o mandato, prometendo cumprir o que está previsto na Constituição.
Do total dos parlamentares que compõem essa nova legislatura, 55 são reeleitos, ou seja, já estavam na anterior e foram reconduzidos ao cargo. Outros 32 assumem o posto pela primeira vez, defendendo diferentes causas e regiões do Estado. Os sete deputados e deputadas restantes estão voltando à Casa de Leis depois de já terem assumido o posto em algum momento histórico e ter ficado de fora na última legislatura.
Da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) foram eleitos três parlamentares. Alex Madureira (PL) foi o terceiro mais votado da região e, com isso, foi reeleito para o segundo mandato. Professora Bebel (PT), foi reeleita para o segundo mandato como deputada estadual e foi a candidata da região mais votada.
Já Helinho Zanatta (PSC) assume em 2023 uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) pela primeira vez. Ele já foi prefeito de Charqueada (SP) e São Pedro (SP).
A vereadora Vanessa Botam esteve na Alesp para acompanhar a posse e prestigiar parlamentares parceiros. No gabinete de Alex Madureira, parabenizou o deputado pelo segundo mandato. “É uma alegria muito grande estar aqui, pois o Alex ajuda Rio das Pedras com o repasse de emendas e atende nossos pedidos. Vi mais para agradecer tudo que ele tem feito por nossa cidade”, disse a vereadora.
“Rio das Pedras está no meu coração, afinal sou cidadão graças a indicação da vereadora Vanessa Botam. É um momento muito especial, começar o segundo mandato. Temos o compromisso com a cidade. Já ajudamos muito a cidade, mas sabemos que tem muito mais a se fazer.
A Vanessa tem trazia as demandas do município, não só a questão de emendas, mas também em conversas com secretários do Governo do Estado. Estou muito feliz em receber a Vanessa, que veio prestigiar a nossa posse para trabalhar também por Rio das Pedras”, completou o deputado Alex Madureira.
Eleito para o primeiro mandato, Helinho Zanatta agradeceu o apoio de todos os deputados, família, e disse que está a disposição para trabalhar neste que é o maior Parlamento do País pela população do Estado. Pediu saúde, paz, força e sabedoria para conduzir os destinos do Estado. Helinho Zanatta é o único deputado estadual de primeiro mandato a integrar Mesa Diretora. O parlamentar foi eleito terceiro vice-presidente.
O deputado André do Prado (PL) foi eleito o novo presidente da Casa Legislativa e comandará o parlamento paulista pelos próximos dois anos. Além de Zanatta e Prado, a nova Mesa Diretora é composta pelo primeiro secretário, deputado Teonilio Barba (PT), segundo secretário, deputado Rogério Nogueira (PSDB); terceiro secretário Léo Oliveira (MDB); quarto secretário Gil Diniz (PL); o deputado Gilmaci Santos (Republicanos) como primeiro vice-presidente; o deputado Milton Leite Filho (União) para segundo vice-presidente e o deputado Rafael Silva (PSD) para a quarto vice-presidência.
A Professora Bebel escreveu em suas redes sociais a respeito do sentimento em assumir seu segundo mandato e reafirmou compromisso com a educação. “Com grande satisfação e alegria, tomei posse nesta quarta-feira (15) na Alesp para meu segundo mandato como Deputada Estadual pelo Partido dos Trabalhadores. Agradeço mais uma vez os 155.857 votos que me foram confiados por cidadãos e cidadãs paulistas de todas as regiões do estado, renovando todos os compromissos assumidos em defesa da democracia, da Educação pública, dos serviços públicos, do funcionalismo, da classe trabalhadora, dos segmentos sociais oprimidos e todas as demais lutas e propostas que implementei e continuarei implementando.”