Os recentes ataques a escolas ocorridos no país motivou a Secretaria da Educação a organizar junto a Polícia Militar uma palestra sobre segurança junto as instituições de ensino. O principal foco foi a implementação do Programa Vizinhança Solidária Escolar (PVSE). A Policial Militar Cabo Sueli Tavares falou para diretores de escolas.
Também participaram o delegado Dr. Mauro Arthur, o secretário da Educação Daniel Gonçalves e os vereadores Bé Cecote, Nabuco, Professor Geraldo e Vanessa Botam. O Comandante da 2ª Cia OM, Capitão Pansonato, o 1º Sargento PM Venâncio e conselheiros tutelares também participaram.
A constante comunicação das escolas com a Polícia Militar e o relatório das ocorrências pelos diretores é fundamental para o planejamento de ações. Câmeras de monitoramento também têm importante papel para auxiliar nos trabalhos.
Cabo PM Tavares explicou que o PVSE é uma rede de contatos, via WhatsApp, que conta com os vizinhos do prédio escolar, gestores, funcionários, pais de alunos, ocupante de zeladoria e Polícia Militar para, juntos ajudarem a zelar pelo patrimônio público, pela segurança da escola e do entorno. O Programa é uma iniciativa da Polícia Militar e também pode promover palestras com outras forças militares, tais como Bombeiros e policias Ambiental e Rodoviária.
“A base de tudo é a casa, é a família. Por isso, tem que trabalhar em rede para dar a melhor resposta”, ressaltou Tavares.
O delegado Dr. Mauro Arthur também destacou a importância da comunicação aos diretores escolares. “Não tenham medo ou receio. A Polícia Militar vai agir. Temos que nos unir. Nós policiais estamos para ajudar e, quando somamos esforços, a solução vem. Violência não tem hora para acontecer e o aluno violento não tem fisionomia preestabelecida. Se tiver medo de represálias, que risque seu carro ou coisa do tipo, fazemos com denúncia anônima.”