Entre o pacote de medidas de segurança e promoção de cultura de paz em escolas anunciado pelo governo do Estado está a atualização do aplicativo “190 SP”, utilizado para o registro de ocorrências junto a Polícia Militar. A ferramenta foi atualizada com uma nova função para chamados de emergência.
Foi criada a opção “Segurança Escolar”, que dá atendimento prioritário às ocorrências em escolas, proporcionando ainda mais agilidade no atendimento policial. Todos os casos acionados por meio dele terão preferência no despacho de viatura, assim como já é feito com o aplicativo SOS Mulher.
A nova função do aplicativo 190 SP também possibilitará que estudantes denunciem atitudes suspeitas em sala de aula e fora dela, anexando prints de redes sociais suspeitas, de maneira anônima. A nova funcionalidade pode ser acionada de qualquer cidade do Estado e o seu chamado vai ser imediatamente direcionado às equipes mais próximas do local, sem precisar passar pela etapa do atendimento telefônico por meio do 190.
O aplicativo está disponível para os sistemas android e IOS. No primeiro acesso, o usuário vai precisar fazer um cadastro e, a partir daí, é só informar o seu CPF e a senha escolhida. Mesmo com as informações coletadas, o denunciante decide se a denúncia será de forma anônima ou não.