Os moradores do bairro rural Santa Isabel seguem com dificuldades de acesso depois da queda da ponte na Rua 4. O local foi destruído no dia 9 de março em uma forte chuva e até o momento não foi reparado. A via liga às ruas 2 e 9 e está impossibilitada de ser utilizada.
Outro acesso disponível para o bairro e pelo Alambari, passando para Usina São José. De acordo com moradores, o desvio para acessar ao bairro chega a oito quilômetros, dependendo do local em que se pretende chegar.
Na ocasião, em resposta do site G1 Piracicaba, a Prefeitura informou que um trator iria começar o trabalho de recuperação no final de semana seguinte para reparar a ponte. Contudo, nada foi feito até o momento.
A reportagem do Verdadeiro entrou em contato com duas fontes junto a Prefeitura, que apresentaram posições divergentes. Um servidor ligado ao Gabinete informou que funcionários das secretarias de Obras e de Meio Ambiente estiveram no local nesta quinta-feira (27) para levantar dados para posterior elaboração de projeto. “Pela destruição causada pelas chuvas, terá que ser uma obra bem estruturada, por isso o levantamento técnico”, disse. Neste caso, a contratação da empresa seria por licitação, uma vez que o valor supera a contratação direta.
Por outro lado, o Departamento de Comunicação afirmou que “está em estudo uma alternativa onde se abra um outro caminho e que não seja mais necessário haver uma ponte no local”. Em ambos os casos, não foi estipulado um prazo para que providências concretas sejam tomadas.
Esta foi a segunda queda de ponte no mesmo lugar no espaço de um ano. Em 2022, a mesma ponte também foi levada pela força das chuvas de verão. O reparo foi realizado na época.
O bairro Santa Isabel está localizado no limite de município de Rio das Pedras, distante do Centro da cidade, e atrás do distrito piracicabano de Tupi, próximo à rodovia Luiz de Queiroz (SP-304). As muitas famílias rio-pedrenses que moram no bairro contam com a estrutura mais próxima em Tupi para ir a mercados e farmácias.
O condomínio rural Santa Isabel tem cerca de 400 chácaras. Com o território sendo a maior parte em Rio das Pedras, o distrito têm saídas em direção à área urbana rio-pedrense, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste. São cerca de 15 quilômetros até o Centro de Rio das Pedras.