A vereadora Vanessa Botam apresentou, nesta semana, Projeto de Lei para que a Prefeitura disponibilize em seu site e nas unidades de saúde a relação de medicamentos disponíveis no estoque da Farmácia Municipal, assim como os que estão em falta. Legislação semelhante está em vigor em municípios como Limeira, Valinhos, São Carlos, Guarulhos e Belo Horizonte.
“Diante de tanta reclamação a respeito da falta de medicamentos, de pacientes que vão até a Farmácia Municipal e não encontram o remédio prescrito pelo médico, a divulgação dos itens disponíveis e faltantes evita que o paciente tenha que se deslocar até o local e escute que não há o medicamento disponível”, justifica a parlamentar.
Além disso, Vanessa Botam destaca que a iniciativa se baseia na Constituição Federal quanto ao direito à informação pelo cidadão. “A transparência na administração pública é um dever dos governantes e um direito do cidadão. Os medicamentos distribuídos de maneira gratuita aos pacientes da Rede Municipal de Saúde são comprados com recursos dos impostos pagos pelo contribuinte. Ter uma divulgação clara, objetiva e transparente é obrigatório”, completa.
“O Projeto de Lei não irá criar gastos ao município, uma vez que já há funcionários suficientes e a publicidade oficial é existente. A propositura nada mais faz do que permitir o acesso da população a registros administrativos e a informações de atos do governo como estabelece lei federal”, finaliza Vanessa Botam.