Pacientes que utilizam o Centro Médico Dr. Francisco Gorga Filho, em Rio das Pedras, procuraram a redação do jornal O Verdadeiro para reclamar das condições de conservação do prédio e de alguns equipamentos.
Logo na recepção, embora haja aparelhos de ar condicionados novos instalados, não estão funcionando. Segundo os pacientes, no período da tarde o calor é muito forte.
Seguindo pelo interior da unidade, na rampa de acesso aos consultórios, a laje apresenta sinais de infiltração. No mesmo ponto, em um dos cantos da parede, bolhas na pintura indicam que também há umidade.
Um ponto que chamou bastante atenção de um dos pacientes foi quanto a situação da sala utilizada para realizar curativos. A maca, que estava com os pés enferrujados, foi substituída por uma cuja altura dificulta o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. Os armários do setor também estão enferrujados. A autoclave, utilizado para esterilização de equipamentos que entram em contato com as feridas de pacientes, não está funcionário há algum tempo.
No prédio, que há décadas era um hotel e foi adaptado em 1999 para abrigar a unidade de saúde, ainda apresenta as mesmas características originais, como telhado e canteiros internos. Os canteiros estavam como mato até o período da manhã desta segunda-feira, quanto a reportagem esteve no local. No mesmo dia, de tarde, uma equipe de limpeza da Prefeitura esteve no local.
A reportagem do jornal O Verdadeiro entrou em contato com o secretária da Saúde, Joaldo Gonçalves, em busca de algumas respostas, tais como se o Centro Médico passará por reformas, quando os aparelhos de ar condicionados começaram a ser utilizados e se os itens que necessitam de reparos como a autoclave serão substituídos. Contudo, até o término da edição não houve posicionamento.
A única resposta à visita do Verdadeiro a unidade foi um vídeo gravado pelo secretário afirmando que o mato alto da unidade estava sendo cortado.
Curiosidade
Em um dos canteiros internos do Centro Médico havia dois potes com água. Pelo aspecto da água, estava assim há dias. De acordo com funcionários da unidade, a água parada seria para tratar de um lagarto grande que vive no local.