2.426 eleitores estiveram na Escola Municipal Contador Waldomiro Domingos Justolim – Escola do Comércio – para votar em um dos 14 candidatos ao Conselho Tutelar de Rio das Pedras. Cinco mulheres foram eleitas para o mandato de quatros anos que se inicia no dia 10 de janeiro de 2024:
Alana Priscila Sales Mozol foi a mais votada, com 340 votos;
Liliane Alves de Souza Santos recebeu 333 votos;
Alexandra Maria Dutra da Silva foi reeleita com 316 votos;
Sueli Aparecida Zopi foi a escolha de 283 eleitores;
Thais Rodrigues Bitencourte somou 274 votos.
Os cinco suplentes também foram definidos: Daniele da Silveira Colasanto (220 votos), Tais Aparecida Barbosa dos Santos Honório (127 votos), Lucimara Correia da Silva Ferreira (120 votos), Caio Hiroshi Kanamaru de Souza (118 votos) e Huingris Leonardo Tavares da Silva (112 votos).
Os demais votos ficaram distribuídos entre Amanda Priscila Teles Santos (87 votos), Gilmar de Novaes Ramos (16 votos), Kellv Bianca Damasco (16 votos) e Rildo Matos da Silva (2 votos).
Os conselheiros tutelares são responsáveis por garantir que crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados. O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
É função do conselheiro tutelar garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e atuar em conjunto com pais e responsáveis.
Os conselheiros recebem, por exemplo, denúncias de situações de violência contra crianças e adolescentes, como negligência, maus-tratos e exploração sexual.