Iniciado na última quinta-feira, no Sesc Piracicaba, e considerado o maior encontro afro do interior paulista, o Festival Afropira, em sua 10ª edição, segue até o dia 20 de novembro tendo como sedes, ainda, o Bar Quatizinho, o Clube 13 de Maio, o Vila 19 e o Engenho Central. Entre as atrações estão os shows de Paula Lima, Encontro de Batuqueiros, Batuque de Umbigada, Samba de Lenço, além de roda de samba, oficinas, Missa Afro e feira. Haverá, ainda, atendimento no espaço da beleza, tranças, turbantes e cortes artísticos.
A iniciativa foi contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) e é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com correalização da ETC Produtora. O apoio é do Sesc Piracicaba, Afro Black Pira, Centro de Documentação, Cultura e Política Negra, Secretaria Municipal da Ação Cultural, Prefeitura de Piracicaba, Clube 13 de Maio, Sebrae, Tools, Faculdade Anhanguera e Choperia Lugui.
A atração desta sexta-feira (17) é Roda de Samba no Bar Quatizinho, a partir das 20h, com Som da Massa e convidados.
Nos dias 18, 19 e 20, as atrações são gratuitas e os ingressos devem ser retirados pela Sympla. No dia 18, o festival acontece em dois locais. O Clube 13 de Maio será sede, a partir das 13h, de oficinas, apresentações, desfiles e feira, com encerramento do Grupo Quilombola. Às 22h, acontece a Balada Black – Afroblack no Vila 19.
No dia 19, mais atrações. Às 9h, no Teatro Erotides de Campos (Engenho Central), acontece a Missa Afro, em seguida a Sessão Solene da Câmara de Vereadores com homenagens. Às 13h, no palco do Engenho Central, tem início o Grande Festival Afropira, que terá como destaque a cantora Paula Lima.
Na segunda-feira, 20, Dia da Consciência Negra, tem o Lançamento do Calendário Afro-Piracicabano no Teatro Erotides de Campos (Engenho Central) às 10h e o Grande Festival Afropira segue no Engenho Central, a partir das 13h, também com uma programação variada. Haverá também o Encontro de Batuqueiros, com abertura do Grupo Pimenta Preta.
Em cinco dias de festival, 10º Afropira reunirá shows especiais, mais de 150 atrações culturais, mais de 80 empreendedores, gastronomia afro e muitas outras atrações.